Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Falece ex-ministro da Educação Murílio Hingel
Início do conteúdo da página

Falece ex-ministro da Educação Murílio Hingel

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 06 de Outubro de 2023, 23h26 | Última atualização em Quarta, 18 de Outubro de 2023, 00h20 | Acessos: 271

O político foi figura importante para a continuidade das obras de construção do Campus Ceres, no início da década de 1990

Murílio Hingel, ao centro, acompanhado de autoridades de Ceres e do estado de Goiás durante as obras de construção da então EAFCe
imagem sem descrição.

No último dia 4 de outubro, quarta-feira, faleceu o historiador e geógrafo Murílio Hingel, personagem que teve papel decisivo na história da construção do Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). Hingel foi ministro da Educação durante os anos de 1992 e 1995, no governo do presidente Itamar Franco.

Para entender sua atuação, é preciso voltar no tempo. No ano de 1986, a então Escola Agrotécnica Federal (EAFCe), hoje Campus Ceres, foi apresentada como projeto de lei. Somente dois anos depois, no fim de 1988, as obras foram finalmente iniciadas. Contudo, a inauguração, que era prevista para 1989, foi abortada devido a paralisações na construção.

A interrupção nas obras gerou uma manifestação de políticos e pessoas influentes de Ceres, que foi levada até Brasília. E foi Hingel, no início de seu mandato como ministro da Educação, o responsável por receber essas reivindicações e dar sinal verde para continuidade das construções, que foram concluídas em 1993.

A EAFCe foi inaugurada em janeiro de 1994, e no ano seguinte recebeu sua primeira turma de estudantes, dando início à oferta de Educação Profissional e Tecnológica na região do Vale de São Patrício.

 


Autoridades em visita à então Escola Agrotécnica Federal de Ceres, no ano de sua inauguração

 


Placa de inauguração da EAFCe, em janeiro de 1994, traz Murílio Hingel como ministro da Educação

 

 

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres - com informações do Correio Braziliense

 

 

 

Fim do conteúdo da página