Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Campus Ceres realiza formatura do Programa Mulheres Mil

Campus Ceres realiza formatura do Programa Mulheres Mil

Publicado: Sexta, 15 de Dezembro de 2023, 03h41 | Última atualização em Sexta, 05 de Janeiro de 2024, 21h42 | Acessos: 232

Cerimônia certificou as estudantes do curso de Produtor de Derivados do Leite, ofertado na retomada do Programa

Por Tiago Gebrim
Fotos: Adriano Braga; Tiago Gebrim

Nesta quinta-feira, 14 de dezembro, o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizou a cerimônia de certificação de suas egressas da turma 2023 do Programa Mulheres Mil. A solenidade marca a conclusão da primeira turma ofertada desde 2019, e a retomada do programa como política do governo federal.

Foram 29 mulheres participantes, que concluíram com êxito o curso de Produtor de Derivados do Leite, ofertado em modalidade de formação inicial e continuada, com 160 horas. Para muito além de técnicas e aprendizado profissional, o Programa se alicerça na transformação da realidade social destas mulheres, com foco no de sua autoestima.

“O Campus Ceres desenvolve [o Mulheres Mil] desde 2011. E desde então, eu participo das turmas, e a cada edição eu sou a mulher transformada. Transformada em todos os sentidos, pessoal e profissional. Porque eu percebo que nossas histórias sempre estão se cruzando, elas nunca se desencontram, pelo contrário”, explicitou a supervisora do Programa na unidade, Cláudia Correia.

A gerente de Extensão do Campus, Marcela França, que acompanhou de perto o desenvolvimento do projeto, saudou a persistência e celebrou a motivação das estudantes. “Vocês foram um grupo muito unido, que persistiu até o fim. Então vocês são vitoriosas por estar aqui, e a gente recebe um presente, que é hoje, chegar no fim dessa formatura com as 29 mulheres, com esses 29 sonhos e com essas 29 estrelas.”

Roseli Rocha, representando a Pró-Reitoria de Extensão do IF Goiano, enfatizou a importância do programa e seu poder transformador. “Esse projeto é abraçado com muito carinho pela Extensão”, afirmou. Para ela, o Mulheres Mil é uma oportunidade ímpar concedida a milhares de mulheres, em todo o País, não só de se profissionalizar, mas também de trilhar sua independência como mulheres. “Eu faço esse pedido - aproveitem esse curso, esse diploma que receberam agora, para se empoderar e continuar nesse caminho”, concluiu.

“Com tantos compromissos já citados, com tantos afazeres, vocês tiraram 160 horas da vida de vocês para se dedicar nesse plano, dedicar suas forças e, hoje, receber esse certificado”, reconheceu o diretor-geral, Cleiton Mateus. “Esperamos que [esse curso] possa fazer a diferença na vida de cada um de vocês. E que abra portas para outras oportunidades, oportunidades, inclusive, em outros cursos na nossa Casa. Fique atentas!”, concluiu.

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres