Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Pesquisadores do Campus Ceres levantaram R$ 1,1 milhão em recursos durante 2023

Pesquisadores do Campus Ceres levantaram R$ 1,1 milhão em recursos durante 2023

Publicado: Quinta, 18 de Janeiro de 2024, 18h02 | Última atualização em Segunda, 29 de Janeiro de 2024, 11h33 | Acessos: 406

Editais de fomento garantiram recursos para desenvolvimento de projetos, incluindo infraestrutura de Pesquisa, de forma independente do orçamento federal

Por Tiago Gebrim
Imagem: Matias Noll/ Woska Costa

Dando sequência à marca atingida no ano de 2022, quando recursos angariados por meio de editais de fomento somaram mais de R$ 750 mil, o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) comemora os R$ 1,1 milhão obtidos em 2023, um aumento de quase 50%. Os recursos são advindos da participação de docentes e técnicos administrativos em chamadas públicas e demais editais de agências como a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além do próprio IF Goiano.

Foram ao todo seis editais, com finalidades distintas, entre bolsas de pós-doutoramento, participação em eventos e aquisição de equipamentos. As aprovações, contudo, demandaram um planejamento cuidadoso por parte da Gerência de Pesquisa do Campus Ceres. "Nós estruturamos Grupos de Trabalho e reuniões para análise e estudo desses editais de pesquisa, com formação de grupos interdisciplinares, na expectativa de obtenção de maior eficiência e aprovações", explica o gerente da pasta, Matias Noll. Para ele, os resultados alcançados demonstram "robustez nas submissões" das propostas.

Confiram abaixo os editais de pesquisa nos quais os pesquisadores do Campus Ceres foram contemplados:

• Chamada Pública nº 09/2022/Fapeg/CNPq: Fixação de Jovens Doutores
  • Chamada Pública Fapeg nº 04/2023: Programa de Aquisição de Equipamentos
  • Edital nº 01/2023 IF Goiano: Fórum Franco-Brasileiro Ciência e Sociedade
  • Chamada Pública Fapeg nº 05/2023: Programa Pesquisador Visitante Estrangeiro
  • Edital Universal nº 2023/CNPq
  • Chamada Pública Fapeg nº 09/2023: Programa de auxílio - Pró-Licenciaturas

Na tabela abaixo, listamos as propostas aprovadas, os pesquisadores proponentes e os valores contemplados em cada Edital:

Pesquisador(a) proponente

Chamada Pública Fapeg Nº 09/2023 Programa de auxílio – Pró-Licenciaturas

Capital, Custeio e Bolsa

R$ 44.590,00

Contribuição internacional - Das submissões listadas acima, quatro se referem à chamada pública da Fapeg para convênio com instituições estrangeiras, a fim de trazer professores de outros países para ministrarem aulas por um período no Campus. Com a aprovação das propostas, quatro pesquisadores estrangeiros estarão aqui no Campus Ceres a partir de abril de 2024, para ministrarem aula em cursos de pós-graduação, especialmente o mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

São eles: Teresa Martínez Fernández, da Universitat Jaume I (Espanha), da área de Desenvolvimento regional; Miguel Torres, da University of Kent (Reino Unido), atuante em Negócios internacionais e tecnologia; Valeria Abusamra, da Universidade Nacional de San Martín (Argentina), da área de Educação e Linguagens; e, por fim, Manuel Monfort Pañego, da Universitat de València (Espanha), da área de Saúde Pública.

Vindos de três países diferentes e, portanto, com vivências sociais e em sistemas de ensino distintos, os professores poderão propiciar aos estudantes uma ampliação em suas experiências profissionais acadêmicas, que extrapolam o encontrado durante as aulas regulares dos cursos. Os pesquisadores, além de contribuírem com a produção científica do Campus, os professores poderão ministrar cursos livres, disciplinas da grade prevista do Programa, orientar projetos de pesquisa e atuarem como avaliadores em bancas.

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres