Página inicial > Últimas Notícias Ceres > Encontro dos produtores rurais ocorre no Alegrete

Encontro dos produtores rurais ocorre no Alegrete

Publicado: Quarta, 01 de Junho de 2016, 16h49 | Última atualização em Terça, 07 de Junho de 2016, 08h18 | Acessos: 1879

Quarto evento do Ciclo proposto pelo Campus Ceres do IF Goiano, o encontro na Associação do Alegrete encerra as visitas às associações rurais de Ceres. A programação agora seguirá com visita técnica a propriedade rural e encerramento, a ocorrer na própria unidade

Agricultores familiares e convidados durante a palestra de Henrique Dornel, do Senar
imagem sem descrição.

Nesta terça-feira, 31 de maio, a Associação dos Pequenos Produtores e  Agricultores Familiares do Córrego do Alegrete recebeu o 4º encontro do I Ciclo de Encontros dos Produtores Rurais de Ceres. O evento, idealizado pelo Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), teve participação de aproximadamente 40 pessoas, entre produtores rurais e familiares, pessoal responsável pela realização do Ciclo e convidados.

O Ciclo ocorreu simultaneamente à programação mensal da Associação do Alegrete, de forma a facilitar a ida dos associados. Após a realização da reunião cotidiana, o presidente da associação, Leandro Duarte, anunciou o evento, e abriu espaço para falas dos realizadores e organizadores. O técnico Edvan Xavier, da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), apresentou o Ciclo de Palestras e reforçou a importância das associações na vida dos produtores.

Representando o IF Goiano, o servidor Adão Lima, coordenador dos Laboratórios Educativos de Produção do Campus Ceres, chamou atenção para o intercâmbio entre produtores e o Instituto. "Um tio meu falava: mais importa a prática que a gramática. Durante muito tempo eu mesmo pensei assim, hoje eu vejo que precisa-se caminhar junto. O Instituto está de portas abertas para vocês, é da comunidade, e muitas vezes vemos que Ceres precisa valorizar mais o que temos lá", afirmou Adão. O servidor enfatizou as diversas pesquisas realizadas pelo campus com finalidade de melhorar a produção do pequeno produtor, além de serviços disponibilizados, como as análises de solos, que estão ao alcance de toda a população.

Também representando a Instituição, a docente Waldeliza Cunha, proponente do Ciclo de Encontros, agradeceu aos produtores pelo entusiasmo e receptividade. Ela, que em conjunto aos estudantes da disciplina de Sociologia e Extensão Rural do curso de Zootecnia propôs à Emater a realização das atividades, disse estar encantada com o que aprendera durante o percurso. "A gente vê que é preciso melhorar, e que nós aprendemos também, aprendemos saindo do Instituto e vindo aqui, vendo a realidade e as necessidades de vocês". Waldeliza reforçou que todos os produtores devem participar da última parte do Ciclo, que será realizada no dia 10 de junho, no próprio campus. Para tanto, foram repassados questionários aos produtores, em todas as reuniões, para que esta visita ao Campus Ceres seja guiada conforme as demandas mais recorrentes.

Palestra - Proferida pelo servidor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Henrique Dornas, a palestra de motivação aos produtores foi o foco do encontro. Bem humorado e divertido, Henrique provocou risadas e muitas reflexões nos presentes, com palavras muitas vezes duras quanto à necessidade de se firmar em um propósito. A palestra foi guiada pelo sentido do associativismo, de forma a relevar a importância da organização em associações para os produtores. Ao final da apresentação, alguns participantes compartilharam o que haviam percebido, em suas vidas, da apresentação.

Ciclo de Encontros - Composto de seis eventos ao todo - sendo quatro em associações, um em propriedade rural e o último no próprio Campus Ceres -, o I Ciclo de Encontros dos Produtores Rurais de Ceres é realizado pelo IF Goiano em parceria com a Emater e o Senar Goiás. Além destes, também colaboram a Cooperativa Agropecuária Regional dos Produtores Rurais e Agricultores Familiares de Ceres (Cooperfamiliar Ceres), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ceres e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Ceres (CMDRS). Os próximos encontros ocorrerão nos dias 03 e 10 de junho, conforme a programação.

Organizadores do Ciclo de Encontros dos Produtores Rurais: IF Goiano, Emater, Senar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, CMDRS, entre outros

Acompanhe:

>>> Campus Ceres realiza I Ciclo de Encontros dos Produtores Rurais de Ceres

>>> Campus Ceres realiza segundo evento do Ciclo de Encontros dos Produtores Rurais

Ascom Campus Ceres