Página inicial > Assuntos Internacionais > Estude no Exterior

Estude no Exterior

Publicado: Quarta, 23 de Maio de 2018, 14h14 | Última atualização em Segunda, 20 de Maio de 2019, 17h50 | Acessos: 861

Esta seção é utilizada pela Coordenação de Assuntos Internacionais (CAI) do IF Goiano para  apresentação de intercâmbios no exterior, como forma de divulgar as oportunidades existentes  para além de convênios e parcerias firmadas pelo Instituto. Os editais, programas e seleções aqui veiculados são apenas informativos, não cabendo ao IF Goiano, a responsabilidade de viabilizar a participação do estudante em determinado intercâmbio.

Oportunidades para 2019

Itália

O Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional - MAECI publicou edital para oferta de bolsas de estudo voltadas a cidadãos estrangeiros e italianos residentes no exterior para o período letivo de 2019-2020. A iniciativa busca favorecer a cooperação entre a Itália e países contemplados, entre os quais o Brasil, nos campos científico, cultural e tecnológico.

As bolsas ofertadas abrangem a realização de cursos presenciais ou de pesquisas em instituições de ensino italianas. Poderão candidatar-se estudantes interessados em cursos de graduação; cursos de alta formação profissional, artística e musical; cursos de doutorado; projetos de estudo em cotutela; e cursos de língua e literatura italiana.

A duração da bolsa na Itália poderá ser de três, seis ou nove meses, a depender da modalidade de curso escolhida. O limite de idade é de 28 anos para graduação, cursos de alta formação profissional, artística e musical e cursos de língua e literatura italiana; 30 anos para doutorado; e 40 anos para projetos em cotutela.

Aos candidatos selecionados será oferecida bolsa no valor mensal de 900 euros, além de seguro-saúde.

As candidaturas deverão ser apresentadas exclusivamente pelo portal https://studyinitaly.esteri.it, até as 14h (hora italiana) do dia 30 de maio de 2019. Maiores informações estão disponíveis na página eletrônica https://studyinitaly.esteri.it/en/call-for-procedure.