Página inicial > Assistência Estudantil > Âmbitos de atuação da Assistência Estudantil

Âmbitos de atuação da Assistência Estudantil

Publicado: Segunda, 23 de Abril de 2018, 21h26 | Última atualização em Segunda, 23 de Abril de 2018, 21h27 | Acessos: 209

Núcleo de Atenção à Saúde - A finalidade é oferecer atendimento ambulatorial nas áreas médica, odontológica, psicológica e nutricional para os alunos regularmente matriculados nos campi do IF Goiano, de acordo com disponibilidade do quadro de pessoal. As ações dos profissionais ligados a esse setor objetivam o cuidado integral por meio de ações de promoção da saúde, prevenção de agravos e tratamento de doenças físicas, mentais e sociais. Atualmente, o Campus Morrinhos conta com médico, odontóloga, psicóloga e nutricionista.

Auxílio-Transporte - Tem como objetivo custear despesas com transporte no deslocamento do discente no trajeto residência - campus - residência, sendo os limites definidos em função do gasto devidamente comprovado. Para obter este benefício, o aluno deve estar regularmente matriculado em curso de nível superior ou educação profissional técnica de nível médio na modalidade presencial e apresentar situação de vulnerabilidade socioeconômica. A seleção dos alunos é realizada mediante edital anual. São oferecidas anualmente as modalidades de auxílio-transporte municipal e intermunicipal.

Residência Estudantil - O regime de residência é uma das ações da Política de Assistência Estudantil do IF Goiano e consiste na concessão de infraestrutura física para os estudantes residirem, além de móveis e equipamentos básicos, com o objetivo de minimizar a evasão escolar, bem como oportunizar o acesso à educação de forma igualitária. Atualmente, o Campus Morrinhos conta apenas com residência para estudantes do sexo masculino, sendo que as três residências estudantis disponíveis abrigam 24 alunos. A seleção dos estudantes é realizada mediante edital anual.

Auxílio-Moradia - Este benefício tem por finalidade oferecer auxílio financeiro que colabore para a permanência de estudantes na Instituição. Como o Campus Morrinhos ainda não possui residências para discentes do sexo feminino, o Auxílio-Moradia é direcionado às alunas que necessitam da residência estudantil para permanência na Instituição. A seleção das alunas beneficiadas é feita mediante edital anual.

Alimentação Escolar - O Campus Morrinhos, em consonância com o Programa Nacional de Alimentação Escolar, bem como ao Programa Nacional de Assistência Estudantil, oferece a todos os alunos matriculados refeições gratuitas. Atualmente são oferecidos almoço e jantar preparados por equipe qualificada, sob supervisão de nutricionista.

NAPNE - Criado para atender a política de inclusão do sistema de ensino federal, o IF Goiano - Campus Morrinhos institucionalizou o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) com o objetivo de criar a cultura da “educação para a convivência", aceitação da diversidade e, principalmente, buscar a quebra de barreiras arquitetônicas, educacionais e atitudinais por meio de ações que envolvam toda comunidade escolar, bem como desenvolvimento de projetos com este fim.