Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Página inicial > Engenharia Aplicada e Sustentabilidade
Início do conteúdo da página

Apresentação

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quarta, 26 de Janeiro de 2022, 17h05 | Última atualização em Quarta, 26 de Janeiro de 2022, 17h12 | Acessos: 2351
Saiba mais sobre o Mestrado Profissional em Engenharia Aplicada e Sustentabilidade

Ofertado no Campus Rio Verde pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Aplicada e Sustentabilidade (PPGEAS), o Mestrado Profissional em Engenharia Aplicada e Sustentabilidade tem por objetivo geral a qualificação de profissionais com ampla base teórica, senso crítico e capacidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos nas diferentes áreas de Engenharia, destacando-se os profissionais das áreas da Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Agrícola, Física, Química, entre outras. Neste contexto ele visa: a qualificação da mão de obra atuante nas empresas; a otimização dos processos produtivos, almejando a eficiência e a sustentabilidade; o aprofundamento dos conhecimentos técnicos especializados na área; a promoção do desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação;  a formação de profissionais que possam atuar como pesquisadores e, ou como docentes da educação profissional, graduação e pós-graduação; a capacitação dos profissionais para o desenvolvimento de patentes e publicações científicas para incrementar o desenvolvimentos tecnológico do país.

 Área de Concentração: Engenharia Aplicada e Sustentabilidade

 Linhas de pesquisa

1 - Tecnologia e Ciência dos Materiais – Compreende a pesquisa e o desenvolvimento de diversos tipos de materiais (metais, cerâmicos, poliméricos, biomateriais, supercondutores e semicondutores). Possui aplicações tecnológicas, afim de aperfeiçoar as propriedades que definem o desempenho e o processo de fabricação dos materiais, e estabelecer combinações que resultam em novos produtos que podem ser utilizados nas mais diversas áreas do conhecimento: construção civil, ambiental, eletrônica e eletromecânica, entre outras.

2 - Eficiência Energética e Sustentabilidade - Compreende o melhoramento de fontes energéticas, a racionalização de energia, bem como a aplicação de fontes de energia renováveis, como biocombustíveis, hidroelétrica, solar, eólica e geotérmica, por meio de iniciativas ambiental mente corretas, buscando atender as demandas regionais atuais sem comprometera capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas necessidades. Contempla formas de evitar desperdícios e reduzir os impactos ambientais, tanto na produção quanto no consumo, por meio do desenvolvimento e da aplicação de soluções em eficiência energética, gerando conhecimento, competitividade, produtividade, conforto e benefícios socioambientais, por meio de ações técnicas, organizacionais e comportamentais.

 
Fim do conteúdo da página