Página inicial > Conservação de Recursos Naturais do Cerrado

Publicado: Quinta, 27 de Janeiro de 2022, 10h39 | Última atualização em Quinta, 27 de Janeiro de 2022, 10h43 | Acessos: 3648

Conheça o Programa de Pós-Graduação em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado

A criação do Programa de Pós-Graduação Profissional em Conservação dos Recursos Naturais do Cerrado (CRENAC) foi formalizada por resolução de N° 86/2015 do Conselho Superior do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Goiano - IF Goiano, em 04 de dezembro de 2015. O PPG-CRENAC é recomendado pela CAPES no dia 16/12/2015, possuindo conceito 3.

Este programa de pós-graduação tem por objetivo: i) Qualificar profissionais capazes de atuar no desenvolvimento de ferramentas para conhecimento, monitoramento e conservação dos recursos naturais do Cerrado, tanto em aspectos bióticos quanto abióticos, e ii) Promover e aprimorar capacidades e habilidades profissionais nos discentes para atuação na área ambiental, visando suprir a carência de recursos humanos especializados nos diversos setores em que essas áreas podem contribuir. Desta forma, esperamos formar  profissionais altamente qualificados para atuarem, particularmente nas áreas de concentração da “Conservação do Cerrado” e “Tecnologias Ambientais”. O curso de Mestrado tem duração de 24 meses, em regime de dedicação exclusiva em tempo integral quando não estiver em exercício de vínculo empregatício, e caso, exerça atividades profissionais correlatas a área do programa, devem ser compatíveis com o programa de mestrado.

Os estudantes deverão cumprir um mínimo de 24 (Vinte e quatro) créditos para o Mestrado, assim distribuídos: 12 (doze) créditos em disciplinas obrigatórias do programa e 12 (doze) créditos em disciplinas optativas do programa, sendo no mínimo 9 (nove) créditos em disciplinas da linha de pesquisa na qual o discente está inserido. Poderão ser aproveitados até 4 (quatro) créditos referentes a disciplinas cursadas em outro programa de Stricto sensu afim e reconhecido pela CAPES.

O PPG-CRENAC conta com uma excelente infraestrutura como resultado do investimento do IF Goiano e atração de recursos em editais de apoio a projetos CNPq e FAPEG. Essa inclui 40 laboratórios multiusuários, entre os quais serão mais utilizados no curso o de Marcadores Moleculares, Biotecnologia Vegetal, Pesquisas Biológicas, Zoologia, Análises Químicas, Microbiologia, Fertilidade de Solo e Nutrição de Plantas e Geoprocessamento; os ambientes de uso comum, casa-de-vegetação e áreas experimentais; os ambientes de suporte de ensino, sala de aula climatizada, sala de estudo para os mestrandos, biblioteca com área de pesquisa informatizada e acesso a internet.

Linha de Pesquisa: Conservação do Cerrado e Tecnologias Ambientais

Engloba estudos relacionados à produção de conhecimentos sobre aspectos bióticos e abióticos do Cerrado, visando subsidiar o desenvolvimento e aperfeiçoamento de estratégias de manejo e conservação da fauna, flora, microbiota, solo e recursos hídricos. Assim como de processos e técnicas para aplicação na conservação dos recursos naturais do Cerrado. Os projetos desta linha buscam compreender os impactos antropogênicos sobre aspectos ecológicos, genéticos, bioquímicos, sanitários e comportamentais de organismos, visando o manejo e a conservação dos recursos naturais do Cerrado. Além do desenvolvimento e a adaptação de tecnologias para a conservação do Cerrado com foco em ações de mitigação ambiental, tratamento e aproveitamento de resíduos agroindustriais, técnicas agroecológicas, bioprospecção, remediação e recuperação de áreas impactadas.