Página inicial > Projetos > Projetos concluídos

Projetos concluídos

Publicado: Terça, 29 de Agosto de 2017, 17h54 | Última atualização em Quarta, 06 de Maio de 2020, 15h08 | Acessos: 210
Área Fitopatologia/ Nematologia
Título Avaliação da dinâmica populacional de nematoides em áreas com integração lavoura-pecuária no Bioma Cerrado
Resumo Projeto avaliou influência da matéria orgânica advinda da presença dos animais e da decomposição da matéria vegetal utilizada na cobertura, dentro do sistema de integração lavoura-pecuária, no comportamento dos fitonematoides, buscando auxiliar no controle destes fitopatógenos. O projeto foi desenvolvido em dois experimentos simultâneos: ILP em área de recuperação de pastagem e ILP em área agrícola de produção de soja.
Responsável Leonardo de Castro Santos
Financiamento/Parceiro Chamada CNPq-SETEC/MEC Nº 17/2014 - Linha 1: PD&I
Período de realização 01/03/2015 a 04/04/2018
Saiba mais Reportagem "Pesquisa do IF Goiano procura integrar lavoura e pecuária"
Reportagem: "Campus Iporá tem Dia de Campo sobre integração lavoura-pecuária"

Área Entomologia Agrícola/ Controle Biológico
Título Isolamento de Estirpes de Bacillus thuringiensis (Berliner 1911) para o Controle de Chrysodeixis includens (Walker) (Lepidoptera: Noctuidae)
Resumo Projeto busca contribuir com os estudos sobre o uso da bactéria Bacilus thuringiensis como ferramenta de controle da Chrysodeixis includens, praga de importância agrícola na cultura da soja, por meio da biotecnologia. O projeto realizou o isolamento de B. thuringiensis, provenientes de amostras de solos e de insetos naturalmente infectados coletados em áreas do Cerrado Brasileiro com atividade inseticida para C. includens. As coletas das amostras de solo e de inseto foram realizadas em áreas com pouca ou nenhuma atividade agrícola. Caracterização parcial da bactéria foi conduzida através de microscopia de contraste de fase. Posteriormente, testes de patogenicidade com lagartas de C. includens foram realizados, utilizando os isolados de Bacillus isolados. Aqueles isolados com média a alta atividade foram utilizados em bioensaios de suscetibilidade para estimar os parâmetros de curva de concentração-mortalidade
Financiamento/Parceiro Chamada SETEC MEC 17/2014
Período de realização 01/2015 a 12/2017

Área Tecnologia de Sementes
Título Desenvolvimento de processos de colheita mecânica e de pós-colheita de sementes de mamona
Resumo Este projeto visa sanar os principais gargalos para a produção de sementes de mamona em escala industrial. Assim, a primeira etapa do projeto tratou dos aspectos agronômicos do cultivo da mamona, seja pela época de semeadura, pela densidade de plantas, bem como pela maturação das sementes e assim possibilitar a colheita mecânica. Em seguida, foi realizada simulação, em nível experimental, de linhas de beneficiamento para sementes de mamona, buscando definir qual a sequência mínima de equipamentos necessários em uma unidade de beneficiamento de sementes que permita um aprimoramento das características de qualidade de um lote, bem como identificar os mecanismos operacionais necessários para minimizar a incidência de danos mecânicos no tegumento das sementes, haja vista a grande sensibilidade destas aos impactos físicos, pela presença de uma cavidade de ar entre o tegumento e o endosperma.
Responsável Jacson Zuchi
Financiamento/Parceiro Chamada SETEC MEC 17/2014
Período de realização 01/2015 a 12/2017

Área Tecnologia de Sementes
Título Propriedades físicas e qualidade fisiológica de sementes de algodão
Resumo Caracterização de atributos físicos de sementes de genótipos de algodão com diferentes espessuras de tegumento e tamanho, correlacionando estes com o desempenho e a qualidade fisiológica das sementes.
Responsável Juliana e de Fátima SalesJacson Zuchi
Financiamento/Parceiro Bayer SA
Período de realização 01/03/2016 a 01/12/2017

Área Entomologia Agrícola/ Resistência de pragas a inseticidas
Título Suscetibilidade de Euschistus heros (Hemiptera: Pentatomidae) a inseticidas usados na cultura da soja
Resumo Realização de bioensaios para avaliação da suscetibilidade de populações coletadas em campo de percevejo-marrom [Euschistus heros (Fabricius)] aos inseticidas comumente usados no Brasil. Além disso, será avaliado preliminarmente o envolvimento do metabolismo como fator gerador de resistência a estes produtos a partir de ensaios de sinergismo e atividade enzimática. Os resultados dessa proposta são importantes visto que estudos de suscetibilidade permitem que concentrações diagnósticas para detecção de resistência sejam estimadas e validadas. Em adição, a investigação do mecanismo conferindo resistência permite que as moléculas inseticidas sejam escolhidas dentre aquelas que não produzam resistência cruzada ou múltipla. Desta forma, o produtor pode escolher o produto dentre as opções oferecidas no mercado que possibilitem controle da praga e reduza as chances de perdas de produção através da sobrevivência diferencial de percevejos.
Financiamento/Parceiro Chamada Universal CNPq 01/2016 - faixa A
Período de realização 01/02/2015 a 31/01/2018

Área Entomologia Agrícola/ Resistência de pragas a inseticidas
Título Ferramenta para detecção e monitoramento de resistência do percevejo-marrom a inseticidas utilizados na cultura da soja