JIFs 2018

IF Goiano é ouro no Futebol Masculino

Publicado: Segunda, 22 de Outubro de 2018, 15h44 | Última atualização em Terça, 23 de Outubro de 2018, 17h38 | Acessos: 1079

Instituto também foi destaque no tênis de mesa e atletismo. Evento reuniu 1035 estudantes de 34 institutos federais.

Chegam ao fim os Jogos dos Institutos Federais 2018. Foram seis dias, 16 e 21 de outubro, de muita disputa nas quadras, campos, piscinas, arenas que compõem a estrutura de 85 mil m² do Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO). Organizado pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), o evento reuniu 1035 estudantes atletas oriundos de 34 institutos federais das cinco regiões do Brasil.

O IF Goiano foi campeão no futebol masculino, com a equipe do Campus Urutaí e alunos dos campi Ceres e Avançado Ipameri. Nas modalidades de atletismo e tênis de mesa, o Instituto garantiu, respectivamente, o segundo lugar com a atleta do Campus Trindade, Thífany Moraes, na prova dos 100 metros, e a terceira colocação com o estudante do Campus Rio Verde, Ricardo Silva, no individual. O IF Goiano participou da fase final da competição com uma delegação composta por 52 atletas das unidades de Ceres, Catalão, Rio Verde, Trindade, Urutaí, Campos Belos, Ipameri e Cristalina (veja abaixo lista completa da delegação).

A etapa nacional deste ano também foi marcada por ações de inclusão social, com destaque para dois fatos inéditos na história dos Jogos: a participação de atletas com deficiências e da primeira atleta transgênero. O evento foi além das disputas por medalhas. As delegações puderam participar de passeios turísticos, culturais e momentos de descontração e lazer. Outros fatos relevantes foram a cobertura de comunicação e a movimentação econômica em Fortaleza, decorrentes dos Jogos.

Competição - Quase 300 medalhas e troféus estavam sob disputa em 11 modalidades esportivas: atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. 31 entidades conquistaram pelo menos uma medalha. No quadro geral, o Colégio Pedro II (RJ) foi a instituição que mais ganhou ouro, 21 no total, com destaque para as 18 conquistas na natação, de 26 medalhas douradas na modalidade. Já o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) totalizou o maior número de medalhas: 34 ao todo, sendo 8 de ouro, 11 de prata e 15 de bronze. Confira a apuração das medalhas por modalidade e o quadro geral de medalhas.

Outra curiosidade da edição 2018 dos JIFs foi a quebra de recordes. Na natação, de 24 provas, 16 tiveram novas marcas estabelecidas para os Jogos Nacionais. O atletismo também registrou novos recordes em 13 provas de 30 totais. Em 2019, a competição será realizada no Espírito Santo, mais especificamente em Guarapari, a 45 quilômetros da capital Vitória. Os JIFs de 2019 serão especiais porque marcam a décima edição do evento.

Clique e acesse a página do evento e confira todos os resultados

Fonte: Instituto Federal do Ceará - adaptada

registrado em: