Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Rio Verde

Consolidação de parceria com Portugal inicia as atividades de Seminários

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 26 de Abril de 2019, 00h12 | Última atualização em Segunda, 29 de Abril de 2019, 16h52 | Acessos: 788

Cooperação entre IF Goiano e Universidade do Minho foi simbolizada pelo plantio de muda de pequi. Programação contou também com mesa-redonda experiências formativas na docência.

Iniciando as atividades dos Seminários Internacional de Formação de Professores, do Programa de Residência Pedagógica e do Programa de Iniciação à Docência (Pibid), gestores do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) reuniram-se com representante da Universidade do Minho, de Portugal, para tratarem da expansão da parceria já celebrada entre as instituições. O encontro foi realizado na manhã da quinta-feira, 25, no Campus Rio Verde.

A ideia é expandir o trabalho já existente entre o IF Goiano e a Universidade do Minho para viabilizar a criação de um Mestrado Profissional em Formação de Professores a ser oferecido no Campus Rio Verde. As articulações para a implantação do curso tiveram início no ano passado, quando o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Fabiano Guimarães, apresentou a demanda da região à professora Tereza Sarmento, que faz parte do corpo docente da universidade portuguesa.

Em seguida, uma equipe do IF Goiano esteve em Portugal para apresentar o projeto do curso, que passa agora pelos ajustes finais para ser submetido à avaliação da Capes – órgão que regula a pós-graduação no Brasil. A intenção é submetê-lo para a avaliação ainda nesse semestre.
A ação foi simbolizada pelo plantio de uma muda de pequi pelos representantes das duas instituições, Nas palavras do reitor do IF Goiano, Vicente de Almeida, o fruto escolhido é representativo por ser muito apreciado pelos goianos. O Instituto e a Universidade já trabalham em parceria com projetos de pesquisa e pós-graduação - que consiste na qualificação de servidores do IF Goiano - desde 2012, tanto que naquela época, duas mudas de pau-brasil foram plantadas no campus pelo agora reitor da Universidade do Minho, professor Rui Vieira de Castro, que na ocasião, coordenava o Instituto de Educação da UMinho.

Outra parceria que começa a ser desenhada é com a Universidade Autônoma de Barcelona (UAB). Na manhã desta quinta-feira, os dirigentes do IF Goiano, juntamente com o professor José Pacheco, se reuniram com o professor Joan Pagés Blanch para apresentar a demanda da região. Participaram da conversa, representantes da Secretaria Municipal de Educação de Rio Verde e Secretaria do Estado da Educação, que também têm interesse em participar da parceria, com vistas à qualificação dos professores do ensino fundamental e ensino médio da rede pública.

Mesa-Redonda – No período da tarde as discussões foram pautadas pelo debate sobre Experiências Formativas na Profissão Docente, com participação das Secretárias de Educação Estadual, Aparecida de Fátima Gavioli Soares Pereira, e Municipal de Rio Verde, Giselly de Oliveira Lima.

Fátima falou sobre a necessidade do conhecimento prático, da experiência e vivência em sala de aula para a formação docente. “Se queremos que os nossos professores tenham o desejo de ensinar, temos que mudar a maneira como formamos esses profissionais”, afirma. De acordo com a professora, o grande desafio é “colocar gente que sabe o que está falando com gente que sabe o que está fazendo”.

Já Giselly apresentou um breve histórico sobre as mudanças na estrutura curricular e destacou a formação docente voltada para a manutenção da equidade. A professora falou ainda sobre a formação continuada de professores em diferentes frentes, sendo elas: a formação promovida pelas Universidades e Institutos Federais, as oferecidas pela rede pública o apoio à formação de discentes dos cursos de licenciatura (Pibid).
As atividades do período da tarde foram encerradas com a apresentação de pôsteres. Os Seminários serão realizados até sexta-feira, no Campus Rio Verde.

 

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos com Assessoria de Comunicação Social – Campus Rio Verde

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página