Reitores reúnem-se com bancada parlamentar para tratar de temas ligados ao orçamento de 2019

Publicado: Segunda, 20 de Mai de 2019, 18h15 | Última atualização em Quinta, 23 de Mai de 2019, 16h25 | Acessos: 1067

Dados mostram a realidade orçamentária das instituições e o que efetivamente seria necessário para se manter ao longo de 2019.

imagem sem descrição.

Em reunião realizada na manhã de hoje, 20, reitores dos Institutos Federais de Goiás (IFG), do Goiano (IF Goiano) e da Universidade Federal de Goiás (UFG) apresentaram à bancada parlamentar do Estado a realidade de cada instituição diante do bloqueio orçamentário de cerca de 30% realizado nas últimas semanas. O objetivo do encontro foi apresentar dados, programas e dar um panorama de como estão as instituições dentro do que foi planejado na Lei Orçamentária Anual (LOA) e o que efetivamente poderá ser realizado com o atual orçamento a ser repassado pelo Governo Federal aos IFs e à UFG. O encontro foi realizado no Centro de Aulas da UFG, em Goiânia.

O reitor do IF Goiano, Vicente de Almeida, demonstrou aos presentes alguns números da Instituição. "Fazemos a diferença na vida de diversas pessoas em várias regiões do estado. Ofertamos educação profissional no interior de Goiás e nossos estudantes podem entrar no curso técnico e chegar até ao doutorado", afirma.

Coordenada pela deputada federal Flávia Morais (PDT), a bancada demonstrou apoio às instituições reconhecendo a importância delas para a formação dos jovens. “Sou defensora de uma instituição pública e de qualidade para nosso país. Quando a gente assume esse novo mandato, a gente assume na perspectiva de fazer mais. E nos frustra muito essas perdas, que foram muitas em pouco tempo”, comenta.

O egresso da Escola Técnica Federal de Goiás (ETFG) e deputado federal Elias Vaz (PSB) relembra seus tempos da escola enfatizando o que esta instituição representou para ele em termos de formação cidadã, de oportunidade de acesso à cultura. “Eu sei a importância disso, eu senti isso na pele. Falo em defesa de pessoas, pensando que essa é a única opção que algumas pessoas podem ter na vida, que é estudar em uma universidade ou nos institutos federais”, defende.

Outro deputado favorável à luta das instituições na busca pela reversão da medida de contingenciamento do orçamento é Rubens Otoni (PT). Ele afirma que a presença na reunião é para firmar o compromisso da bancada goiana com as instituições públicas federais de ensino no Estado. O deputado defende que além da luta que já ocorre, “precisamos dar a volta por cima e virar o jogo, retomar o que foi exposto aqui pelos institutos federais e pela universidade federal. Precisamos retomar essa história e o papel que essas instituições têm e não apenas sobrevivermos”, finaliza.

Outros dois deputados estiveram presentes, Adriano Avelar (PP) e José Nelto (Podemos). Na reunião de hoje participaram ainda, o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, do IF Goiano, Vicente Pereira de Almeida, gestores do IFG e das três instituições envolvidas, representantes de sindicados dos servidores públicos federais e de associação de professores.

Rede Federal - O reitor do IFGJerônimo Rodrigues, é também o atual presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e apresentou alguns números da Rede, retirados da Plataforma Nilo Peçanha. “Em 2018, as necessidades da Rede somavam R$3,9 bilhões, sendo que apenas R$ 2,89 bilhões foram homologados no ano passado”, afirma. A defasagem, segundo o reitor, ocorre desde 2015. “O detalhe importante é que o número de matrículas e unidades não deixou de aumentar, em todo país”, conta.

Campanha - A Diretoria de Comunicação Social do Instituto Federal de Goiano (IF Goiano) desenvolveu a campanha #issoéifgoiano – com o objetivo de fortalecer a imagem da Instituição e contribuir para a divulgação das conquistas da Instituição.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria (IFG) - adaptada

registrado em: