A barra do Governo Federal só poderá ser visualizada se o javascript estiver ativado. Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
CP BSB 2019

IF Goiano recebe prêmio na Campus Party

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 25 de Junho de 2019, 15h39 | Última atualização em Quinta, 27 de Junho de 2019, 15h37 | Acessos: 196

Aluno do Campus Trindade fez parte da equipe vencedora de desafio lançado durante o evento. Estudantes criaram um aplicativo, um robô e um quiz referente à temática da atividade.

Aluno do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) foi destaque em uma das atividades realizadas durante a Campus Party. O evento foi promovido entre os dias 19 e 23 de junho, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF).

O estudante do 3º ano do curso de técnico integrado em Informática para Internet, Geraldo Murilo Carrijo Viana Alves da Silva, do IF Goiano – Campus Trindade, fez parte da equipe que conquistou o primeiro lugar no desafio lançado na Oficina de Chão durante o evento. O desafio fez parte do Workshop: Descomplicado a Robótica, ministrado por Alexandre Casemonstro, que há 10 anos trabalha com Educação Tecnológica. A atividade recebeu inscrição de 16 grupos, e foi desenvolvida com foco na educação de crianças com um olhar especial para a reciclagem e a robótica.

Juntamente com alunos do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Campus Goiânia, que formaram o grupo vencedor, Murilo criou um aplicativo que fala o que é a reciclagem; um Quiz, para testar os conhecimentos obtidos pelos usuários (crianças), e o robô que pega, carrega e coloca o material (orgânicos, plástico e vidro) separadamente nos compartimentos apropriados. A equipe contou com o apoio ainda da irmã de Murilo, a aluna do curso de Engenharia de Controle e Automação (IFG – Campus Goiânia), Múria Carrijo, que é egressa do curso técnico de Automação Industrial do IF Goiano – Campus Trindade. O aluno do IF Goiano contou com o conhecimento da irmã para auxiliar o projeto.

O aplicativo foi pensado para com usabilidade e pedagogia para o aprendizado das crianças. O desafio foi em como realizar o movimento de pinça do robô, utilizando materiais simples (latinhas de refrigerante), motores e um kit Arduíno - conjunto de ferramentas de prototipagem eletrônica que tornar mais fácil a criação de aparelhos eletrônicos. O nome do robô da equipe vencedora é Sputnik – mesmo nome do primeiro satélite artificial da Terra produzidos pela União Soviética em 4 de outubro de 1957.

Pesquisa - Atualmente, Murilo é bolsista de iniciação científica no Campus Trindade no projeto: Desenvolvimento de um sistema gerenciador de substituição de aula. O projeto visa garantir o direito do aluno de receber reposição do conteúdo e carga horária referente a aulas não ministradas por docentes com a criação do Sistema de Gestão de Substituição de Aula.

 

Assessoria de Comunicação Social do IF Goiano - Campus Trindade, adaptada

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página