CP BSB 2019

IF Goiano recebe prêmio na Campus Party

Publicado: Terça, 25 de Junho de 2019, 15h39 | Última atualização em Quinta, 27 de Junho de 2019, 15h37 | Acessos: 196

Aluno do Campus Trindade fez parte da equipe vencedora de desafio lançado durante o evento. Estudantes criaram um aplicativo, um robô e um quiz referente à temática da atividade.

Aluno do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) foi destaque em uma das atividades realizadas durante a Campus Party. O evento foi promovido entre os dias 19 e 23 de junho, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF).

O estudante do 3º ano do curso de técnico integrado em Informática para Internet, Geraldo Murilo Carrijo Viana Alves da Silva, do IF Goiano – Campus Trindade, fez parte da equipe que conquistou o primeiro lugar no desafio lançado na Oficina de Chão durante o evento. O desafio fez parte do Workshop: Descomplicado a Robótica, ministrado por Alexandre Casemonstro, que há 10 anos trabalha com Educação Tecnológica. A atividade recebeu inscrição de 16 grupos, e foi desenvolvida com foco na educação de crianças com um olhar especial para a reciclagem e a robótica.

Juntamente com alunos do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Campus Goiânia, que formaram o grupo vencedor, Murilo criou um aplicativo que fala o que é a reciclagem; um Quiz, para testar os conhecimentos obtidos pelos usuários (crianças), e o robô que pega, carrega e coloca o material (orgânicos, plástico e vidro) separadamente nos compartimentos apropriados. A equipe contou com o apoio ainda da irmã de Murilo, a aluna do curso de Engenharia de Controle e Automação (IFG – Campus Goiânia), Múria Carrijo, que é egressa do curso técnico de Automação Industrial do IF Goiano – Campus Trindade. O aluno do IF Goiano contou com o conhecimento da irmã para auxiliar o projeto.

O aplicativo foi pensado para com usabilidade e pedagogia para o aprendizado das crianças. O desafio foi em como realizar o movimento de pinça do robô, utilizando materiais simples (latinhas de refrigerante), motores e um kit Arduíno - conjunto de ferramentas de prototipagem eletrônica que tornar mais fácil a criação de aparelhos eletrônicos. O nome do robô da equipe vencedora é Sputnik – mesmo nome do primeiro satélite artificial da Terra produzidos pela União Soviética em 4 de outubro de 1957.

Pesquisa - Atualmente, Murilo é bolsista de iniciação científica no Campus Trindade no projeto: Desenvolvimento de um sistema gerenciador de substituição de aula. O projeto visa garantir o direito do aluno de receber reposição do conteúdo e carga horária referente a aulas não ministradas por docentes com a criação do Sistema de Gestão de Substituição de Aula.

Assessoria de Comunicação Social do IF Goiano - Campus Trindade, adaptada