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Integra IF Goiano

Ideias que Integram inovam evento

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Publicado: Sexta, 04 de Outubro de 2019, 17h20 | Última atualização em Terça, 08 de Outubro de 2019, 16h36 | Acessos: 267

Servidores apresentam de forma objetiva e direta ideias inovadoras para integrar a Instituição.

Apresentações ocorreram em blocos de até quatro participantes
Apresentações ocorreram em blocos de até quatro participantes

Lightning talks, ou, em bom português, palestras-relâmpago. O conceito define apresentações curtas, em torno de cinco ou sete minutos, que podem ser utilizadas para mostrar brevemente uma ideia em desenvolvimento, uma ação, e possibilitar uma maior quantidade de apresentações. Foi sobre este conceito que se constituiu o Ideias que Integram, evento bastante anunciado dentro do Integra IF Goiano, que convidou servidores de toda a Instituição a compartilharem projetos e propostas exitosas em suas unidades. 

O evento foi realizado na tarde de quinta-feira, 3, com mais de dez apresentações, que incluíram os temas de formação de grupo de pesquisa, meio ambiente, inclusão, bullying, intervenção pedagógica, agroecologia, entre outros. Além da diversidade de ideias, o momento foi enriquecido pela pluralidade de campi – Campos Belos, Ceres, Hidrolândia, Iporá, Morrinhos, Posse e Urutaí – cada um com seus contextos específicos, pela região em que estão inseridos. 

A montagem do Ideias que Integram agrupou as apresentações em blocos de no máximo quatro participantes, sendo que cada um tinha, no máximo, sete minutos de fala. Após cada bloco, fez-se um momento para discussão entre os integrantes e também para respostas aos questionamentos da plateia.

A primeira ligthning talk foi Cyberbulling: História e impactos sociais e psíquicos na vida dos indivíduos do século XXI, apresentada pelo servidor Delson Ferreira, de Hidrolândia. Ele narrou como um projeto integrador, envolvendo docentes das disciplinas de Legislação em Informática, História, Sociologia e Filosofia, está promovendo uma reflexão, pelos próprios discentes, sobre bullying virtual. “Ele começa a observar, pensa ‘Olha, eu conheço isso, eu sofro isso’, ou então ‘Será que eu pratico isso aí’?”, conta Ferreira. 

A metodologia perpassa por análise de filmes, debates em sala de aula e escrita de artigos científicos sobre o eixo temático, que é Desrespeito à dignidade humana nas redes digitais”. Como resultados observados, o docente elencou integração efetiva entre as disciplinas envolvidas, contribuição na formação técnica e humanística e uma proposta de trabalho sobre cyberbullying a ser realizada na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano.

Outra ideia apresentada foi o desenvolvimento de chatbot para facilitar o acesso ao Manual de Assistência Estudantil do IF Goiano. Posta em andamento no Campus Iporá, a iniciativa parte dos servidores Cleon Pereira Júnior, Newarney Costa e Suélia Araújo. Eles identificaram que há dificuldades no acesso às regras, principalmente direitos e deveres, constantes no manual. 

O documento, atualmente disponível em versão digital, possui muitas páginas e várias seções, o que contribuiu para desencorajar uma leitura rápida em busca de informações específicas. Qual é a solução? Uma ferramenta com a qual os estudantes se identifiquem e que seja capaz de localizar informações específicas rapidamente: um chatbot – basicamente, um programa que converse inteligentemente com o usuário, um assistente. A ideia já tem nome: é o Goianinho, que pode ser disponibilizado integrado ao Facebook, por exemplo. 

Na visão dos criadores, a ferramenta pode ter um impacto mais amplo que somente consulta a regramentos. Ela aumenta o conhecimento dos discentes, principalmente com direitos e deveres que passam despercebidos, facilitar a criação de um ambiente mais harmonioso e despertar o interesse institucional para desenvolvimento de outras ferramentas que facilitem o processo de comunicação.  

 

Ascom Campus Ceres

 

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