Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Cultura

Campus Rio Verde dá início ao Art'Cum Cerrado Festival

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 22 de Novembro de 2019, 17h37 | Última atualização em Terça, 26 de Novembro de 2019, 10h13 | Acessos: 863

O festival objetiva fomentar e difundir a Arte e Cultura no estado de Goiás, valorizando artistas locais e regionais. 

imagem sem descrição.

Aconteceu na tarde de ontem (21) a abertura da primeira edição do Art'Cum Cerrado Festival, realizado pelo Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde, sob a coordenação do Núcleo de Ciência, Arte e Cultura (NAIF) do campus. O festival objetiva fomentar e difundir a Arte e Cultura no estado de Goiás, valorizando artistas locais e regionais e tem como pilares principais a Arte-Educação, Meio Ambiente e Economia Criativa.

Com o tema intitulado "Conexões", o evento conta com uma programação diversificada, incluindo mesas-redondas, feiras de arte e ciências, exposições, oficinas, palco aberto, além de shows musicais, teatro, dança e circo. O festival é aberto à comunidade e conta com a participação de discentes de vários campi do IF Goiano.

"Ciência, Arte e Cultura na formação integral e no diálogo com a sociedade" foi o tema da mesa-redonda que deu início aos trabalhos do evento e contou com a presença da Diretora de Cultura da Universidade Federal de Goiás (UFG), Flávia Cruvinel, o ator e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Everson Melquíades, o diretor artístico Pedru Maia e a presidente do NAIF do IF Goiano, Roseli Rocha. A discussão girou em torno da importância da arte e cultura em todas as áreas da sociedade e da necessidade de se pensar a diversidade cultural, a democratização do acesso e a interdisciplinaridade.

Durante a tarde, foram ministradas oficinas sobre Práticas Educativas, Arte Sustentável, malabarismo, esculturas, entre outras. Ao mesmo tempo, apresentações musicais de artistas locais e alunos do IF Goiano aconteciam no palco aberto, uma das atrações do festival. A Feirinha Art'Cum também atraiu os presentes com o comércio de produtos artesanais e alimentos, seguindo o ideal de Economia Criativa, que estimula a geração de renda enquanto promove a diversidade cultural.

O ponto alto do primeiro dia do Art'Cum foi a noite de shows que lotou o Centro de Cultura e Eventos Jatobá. Artistas locais e regionais abrilhantaram a noite e trouxeram para o palco apresentações de música, dança, poesia e teatro. Para a noite de hoje (22), a programação noturna será voltada para a valorização da cultura negra, com apresentação de danças afro, além de músicas e um desfile de belezas negras. O evento, que segue até sábado (23), ainda conta com muitas atividades.

 

Acesse o site do evento 

 

Texto: Carolline Guimarães - especial Art'Cum Cerrado Festival

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página