Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Implantação

Inaugurado Campus Campos Belos

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 09 de Março de 2020, 16h53 | Última atualização em Quinta, 12 de Março de 2020, 15h17 | Acessos: 1073

Cerimônia oficializa a entrega do bloco pedagógico e administrativo, auditório, biblioteca e laboratórios especiais. Evento marca também a posse do diretor-geral da unidade.

“Foram oito anos entre o início deste sonho e sua inauguração, uma jornada desbravadora dessas que só a educação pode proporcionar e hoje se concretiza”. Proferidas pelo professor Fabiano Arantes, estas foram as palavras que marcaram os sentimentos de alegria e gratidão que prevaleceu na cerimônia de inauguração do Campus Campos Belos, no qual é diretor. O evento foi realizado na manhã desta segunda-feira, 9, no auditório da unidade. Na ocasião, foi realizada também a posse do diretor-geral da unidade.

Participaram da solenidade o Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Tomás Dias Sant’ana, o reitor do IF Goiano, Vicente Pereira de Almeida, o pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional e reitor recém-eleito do IF Goiano, Elias de Pádua Monteiro, ex-diretor-geral de Implantação do Campus Campos Belos, gestão 2012-2015, Kennedy de Araújo Barbosa, o prefeito de Campos Belos, Eduardo Terra; o ex-prefeito de Campos Belos, gestão 2009-2012, Neudivaldo Xavier de Oliveira Sardinha. Estiveram presentes parlamentares, representantes de lideranças políticas federais e estaduais, além de pró-reitores, diretores-gerais e demais representantes da gestão, servidores e alunos da Instituição.

A cerimônia marcou a entrega da primeira etapa da obra, com a inauguração do bloco pedagógico e administrativo, auditório, biblioteca e laboratórios especiais. Além da emoção e da sensação do dever cumprido, os discursos foram marcados pela lembrança das dificuldades enfrentadas para concretização desta etapa. O IF Goiano recebeu da Prefeitura Municipal de Campos Belos a doação de duas áreas no município, uma para construção do campus e outra para a construção da escola-fazenda, no ano de 2012. As obras foram iniciadas no ano de 2013, mas após um ano de trabalho, a empresa responsável decretou falência e a obra foi paralisada com o rompimento do contrato. As obras só foram retomadas no final de 2015 após um novo processo licitatório.

Durante todo esse período o Campus Campos Belos funcionou em instalações provisórias. De acordo com Fabiano, de 2016, quando assumiu como diretor, para 2020, o Campus Campos Belos passou de 20 servidores e um pouco mais de 120 alunos em dois cursos, para 68 servidores e 850 estudantes, com a oferta de 11 cursos. “Inaugurar este Campus é a vitória da perseverança, do otimismo, da dedicação, do sacrifício e do espírito público de dezenas de pessoas”, relata. O diretor destacou também os números conseguidos durante esse período no que diz respeito aos resultados alcançados pelos alunos, como o 1º lugar conquistado no Congresso de Iniciação Científica do IF Goiano, as medalhas no concurso Farol Literário, medalha de bronze no último ano na Olimpíada Nacional de Geografia e o bom desempenho dos estudantes na redação na última edição do Enem.

Representando os servidores técnico-administrativos que estão na unidade desde a implantação, o gerente de Administração e Planejamento, Francisco Tocarte, falou sobre a alegria de participar da história da unidade desde o início. Francisco relembrou as incertezas e os desafios da rotina inicial. “O trabalho e a dedicação de todos os servidores fez com que nos tornássemos uma realidade muito cedo por aqui, mesmo que estivéssemos com o crescimento limitado por estar em instalações provisórias”, relata. .O Diretor de Desenvolvimento da Rede, Tomás Dias, destacou o avanço do Campus e demonstrou gratidão em participar desse momento da história da unidade. “Sem dúvida alguma vocês fazem a diferença”, diz. De acordo com Tomás , o foco da diretoria será para o atendimento de demandas de infraestrutura.

Em sua fala, o reitor do IF Goiano, Vicente de Almeida, destacou o modelo verticalizado de ensino que a rede federal proporciona. “A comunidade tem que abraçar essa instituição como um patrimônio de vocês e sempre defender esse modelo de ensino, porque é um modelo que dá certo”, afirma. Nessa mesma linha, foi pautado o discurso do prefeito de Campus Belos, Eduardo Terra, que colocou a Educação como oportunidade de concretização de sonhos. “Eu acredito que vocês vão conseguir chegar onde querem, pois estão tendo oportunidade com uma educação de referência”, diz. O reitor eleito, Elias Monteiro, falou sobre ousadia, comprometimento e gratidão pelo momento.

Relembrando dos esforços iniciais e entraves, tanto no que diz respeito às questões financeiras quanto para encontrar o terreno adequado para instalação do campus na cidade, o ex-prefeito Neudivaldo Xavier de Oliveira Sardinha, destacou o orgulho e alegria em ter uma unidade do IF Goiano no município. “Eu vejo o Instituto como um filho que nasceu de um sonho, de sofrimento também, de noites mal dormidas, mas eu tenho certeza de que o futuro dirá o quanto valeu tudo aquilo que passamos”, afirma. “Parabéns Campos Belos, hoje temos o privilégio e o orgulho de termos aqui o Instituto Federal Goiano”, completa.

Histórico - O Campus Campos Belos iniciou suas atividades na região em 2013, ofertando cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). No ano seguinte, implantou o curso Técnico em Informática e, em 2015, passou a ser Polo de Educação a Distância, ofertando cursos Técnicos em: Administração, Meio Ambiente e Segurança de Trabalho. Na modalidade presencial o campus iniciou a oferta do curso Técnico em Comércio.

Em 2016, a unidade começou a oferecer também os cursos Técnicos integrados ao ensino médio em Informática e Agropecuária. Nesse mesmo ano as primeiras especializações Lato Sensu foram iniciadas.

Atendendo a uma demanda da região, lançou em 2019, na modalidade presencial, os cursos superiores em Administração e Zootecnia. Na modalidade à distância, o campus tornou-se Polo do curso superior em Pedagogia. Nesse mesmo ano a unidade iniciou a oferta do curso Técnico em Administração Integrado ao ensino médio.

Agora, com sua estrutura permanente, o Campus Campos Belos ganha destaque como instituição pública de ensino de excelência em decorrência do comprometimento de seus servidores e gestores com o desenvolvimento socioeconômico e com a superação das desigualdades no nordeste goiano.

 

Diretoria de Comunicação Social e Eventos

registrado em:
Fim do conteúdo da página