Informática

Liberado Google Meet para estudantes do IF Goiano

Publicado: Terça, 05 de Mai de 2020, 15h46 | Última atualização em Segunda, 11 de Mai de 2020, 14h33 | Acessos: 1662

Ferramenta, que está disponível desde a última quinta-feira, 30 de abril, contribuirá para as atividades de ensino, pesquisa e extensão durante o período de suspensão das aulas.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano), por meio da Diretoria Geral de Tecnologia da Informação, informa que o Google Meet já está disponível para os estudantes do Instituto por meio do e-mail acadêmico institucional. A liberação da ferramenta atende ao pedido de discentes junto ao Conselho Superior da Instituição e contribuirá para as atividades de ensino, pesquisa e extensão durante o período de suspensão das aulas.

O representante dos discentes do Conselho Superior do IF Goiano, Gabriel Hudson Oliveira Silva, explica que a liberação dessa ferramenta é importante nesse cenário de isolamento social, pois viabiliza a participação e continuidade do trabalho dos estudantes em diversas atividades como núcleos de estudo, laboratórios, Atléticas, Centros Acadêmicos e Empresas Juniores. “Se a gente fosse pagar por esse tipo de ferramenta ficaria muito caro e as disponíveis gratuitamente são muito limitadas”, argumenta.

Junto com o Google Meet foi liberado também o Google Agenda. As ferramentas fazem parte de funcionalidades do G Suite, que são oferecidas apenas a e-mails institucionais, ou seja, aqueles com domínios próprios. O e-mail acadêmico institucional está disponível aos estudantes do IF Goiano desde o dia 28 de abril e pode ser cadastrado no portal da Instituição (veja link abaixo).

Dentre os benefícios de se ter um e-mail acadêmico institucional, o diretor de Gestão da Tecnologia da Informação do Instituto, Fernando Tsukahara, explica, por exemplo, que por ser uma conta do Google, o estudante terá acesso a ferramentas como planilhas, documentos, apresentações, agenda e compartilhamento de arquivos. Outra vantagem é que que algumas plataformas de eventos científicos recomendam o uso de e-mails institucionais na submissão de artigos e trabalhos.

Além disso, Fernando ressalta que existem empresas consagradas que oferecem softwares em versão educacional ou serviços a custos reduzidos a estudantes. "Mas, para tanto, eles precisam cadastrar um e-mail com domínio que pertença a uma instituição de ensino”, destaca. São exemplos de empresas que oferecem esse tipo de benefício: Microsoft; Autodesk (fabricante do Autocad); Adobe (fabricante do Photoshop e do Ilustrator); Matlab (programa de computação científica); YouTube Premium; Spotify e Apple - que dão descontos para estudantes.

Leia as normas de uso do e-mail

Crie seu e-mail institucional

Diretoria de Comunicação Social e Eventos