Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Informática

Liberado Google Meet para estudantes do IF Goiano

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 05 de Mai de 2020, 15h46 | Última atualização em Segunda, 11 de Mai de 2020, 14h33 | Acessos: 1662

Ferramenta, que está disponível desde a última quinta-feira, 30 de abril, contribuirá para as atividades de ensino, pesquisa e extensão durante o período de suspensão das aulas.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano), por meio da Diretoria Geral de Tecnologia da Informação, informa que o Google Meet já está disponível para os estudantes do Instituto por meio do e-mail acadêmico institucional. A liberação da ferramenta atende ao pedido de discentes junto ao Conselho Superior da Instituição e contribuirá para as atividades de ensino, pesquisa e extensão durante o período de suspensão das aulas.

O representante dos discentes do Conselho Superior do IF Goiano, Gabriel Hudson Oliveira Silva, explica que a liberação dessa ferramenta é importante nesse cenário de isolamento social, pois viabiliza a participação e continuidade do trabalho dos estudantes em diversas atividades como núcleos de estudo, laboratórios, Atléticas, Centros Acadêmicos e Empresas Juniores. “Se a gente fosse pagar por esse tipo de ferramenta ficaria muito caro e as disponíveis gratuitamente são muito limitadas”, argumenta.

Junto com o Google Meet foi liberado também o Google Agenda. As ferramentas fazem parte de funcionalidades do G Suite, que são oferecidas apenas a e-mails institucionais, ou seja, aqueles com domínios próprios. O e-mail acadêmico institucional está disponível aos estudantes do IF Goiano desde o dia 28 de abril e pode ser cadastrado no portal da Instituição (veja link abaixo).

Dentre os benefícios de se ter um e-mail acadêmico institucional, o diretor de Gestão da Tecnologia da Informação do Instituto, Fernando Tsukahara, explica, por exemplo, que por ser uma conta do Google, o estudante terá acesso a ferramentas como planilhas, documentos, apresentações, agenda e compartilhamento de arquivos. Outra vantagem é que que algumas plataformas de eventos científicos recomendam o uso de e-mails institucionais na submissão de artigos e trabalhos.

Além disso, Fernando ressalta que existem empresas consagradas que oferecem softwares em versão educacional ou serviços a custos reduzidos a estudantes. "Mas, para tanto, eles precisam cadastrar um e-mail com domínio que pertença a uma instituição de ensino”, destaca. São exemplos de empresas que oferecem esse tipo de benefício: Microsoft; Autodesk (fabricante do Autocad); Adobe (fabricante do Photoshop e do Ilustrator); Matlab (programa de computação científica); YouTube Premium; Spotify e Apple - que dão descontos para estudantes.

 

Leia as normas de uso do e-mail 

Crie seu e-mail institucional 

 

Diretoria de Comunicação Social e Eventos

registrado em:
Fim do conteúdo da página