Instituições de ensino promovem atos para discutir cortes no orçamento

Publicado: Quarta, 23 de Setembro de 2020, 10h51 | Última atualização em Quarta, 23 de Setembro de 2020, 14h55 | Acessos: 492

Conif e Andifes promoveram ato virtual na última quinta-feira, 17. IF Goiano participará de ato na Assembleia Legislativa de Goiás e Câmara Municipal de Goiânia.

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) liderou o primeiro bloco do Ato Virtual em Defesa de um Orçamento Justo para Educação em 2021. O encontro reuniu, na quinta-feira, 17, mais de 50 entidades representativas da Educação e da Ciência e 16 frentes parlamentares pluripartidárias.

Durante sua fala, o presidente do Conselho, Jadir Jose Pela, ressaltou que o orçamento da Rede Federal – composta por 38 Institutos Federais (IFs), dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II - está praticamente “congelado” desde o ano de 2017. “De lá para cá, nossas instituições não pararam. A Rede teve um crescimento de 6,08 de acordo com a plataforma Nilo Peçanha do MEC (Ministério da Educação)”, explicou.

De acordo com o levantamento, realizado pelo MEC, a Rede Federal concluiu 2019 com 1,023 milhão de matrículas. As instituições abrangem quase 10% dos municípios brasileiros e têm mais de 600 campi. “Mesmo com essa situação adversa continuamos produzindo ciência, tecnologia, pesquisa, extensão, inovação e trabalhamos com o empreendedorismo, fomentando o desenvolvimento local e regional das regiões onde a rede está presente”, ressaltou Jadir.

As falas do presidente do Conif foram ao encontro do principal objetivo do Ato Virtual -  fazer um alerta de que o orçamento previsto para 2021, como está proposto pelo Governo Federal, não será somente insuficiente, como também irá inviabilizar o custeio e os investimentos em educação nas Instituições de Ensino Superior e médio do país. “O diagnóstico da Educação brasileira todos nós sabemos. Temos que fazer uma luta para que possamos ter uma educação pública que distribua oportunidades. Além de defender o orçamento, precisamos refletir como ele será utilizado”, defendeu o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB/PB), presidente da Comissão de Educação na Câmara Federal.

De acordo com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o corte também afetará o funcionamento das universidades. “Já vivenciamos um contexto de dificuldades, quando optamos por escolher entre prioridades, em um contínuo esforço para manutenção da qualidade e inclusão de alunos de menor renda, mesmo passando por reduções orçamentárias ao longo dos últimos quatro anos. Esse corte nos limites orçamentários para 2021 tornará a situação insustentável. Logo, nenhuma instituição poderá cumprir suas finalidades de ensino, pesquisa e extensão”, afirma o presidente da Andifes, reitor Edward Madureira (UFG).

Goiás - Como parte da agenda de conscientização com relação ao orçamento para as Instituições Federais de Educação (Ifes), o IF Goiano participará de eventos que discutirão o tema com a sociedade na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás e na Câmara Municipal de Vereadores de Goiânia. O evento no órgão legislativo estadual ocorrerá  na sexta-feira, 25 de setembro, a partir das 9 horas e discutirá Proposta de Lei Orçamentária pro MEC de 2021 e a Reforma Administrativa que está em pauta no congresso. Participarão, além do IF Goiano, representantes das Ifes de Goiás, do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (SINTIFESgo, Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (ADUFG), e Associação de Egressos e Egressas da UFG.

Na Câmara Municipal, o debate com a comunidade ocorrerá também no dia 25 de setembro, a partir das 16 horas, e também discutirá, com as Ifes do Estado de Goiás, os cortes orçamentários previstos e os impactos da proposta de Reforma Administrativa. O evento será transmitido pela TV Câmara e tem o objetivo de elucidar à comunidade quais os impactos tais propostas terão na oferta de educação em Goiás.

Diretoria de Comunicação Social (com informações do Conif)

registrado em: