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Evento

Fake News é tema de Projeto Integrador no Campus Avançado Hidrolândia

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Publicado: Sexta, 20 de Novembro de 2020, 00h46 | Última atualização em Terça, 24 de Novembro de 2020, 17h33 | Acessos: 1553

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) - Campus Avançado Hidrolândia realizou, entre os dias 3 e 14 de novembro, projeto integrador que tratou de Fake News.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) - Campus Avançado Hidrolândia realizou, entre os dias 3 e 14 de novembro, projeto integrador que tratou de Fake News. A experiência de formação integrada se foi realizada por meio do projeto intitulado “Fake News: reflexões sobre um fenômeno contemporâneo”. O evento foi realizado de forma virtual, pelo canal de Youtube da unidade, 

O projeto foi organizado em três eixos. Durante a primeira semana, trabalhando com todas as turmas de Ensino Médio Integrado, o chamado “Eixo comum” abordou temáticas gerais, como os paradigmas moderno e pós-moderno, a concepção de pós-verdade e a disseminação das fake news como um dos sintomas dessa era de pós-verdade. Na segunda semana, os “eixos específicos”, também aglutinando docentes da BNC e das áreas técnicas, reuniram-se, com as turmas dos Cursos Técnicos Integrados de Agropecuária e de Manutenção e Suporte em Informática, separadamente, quando foram travadas discussões específicas de suas respectivas áreas, mas sempre tendo como foco a temática das fake news. Temas como o uso de inteligência artificial na disseminação das notícias falsas, o papel dos algoritmos na manipulação das preferências dos usuários na web, a multiplicação de fake news na comercialização do produtos agropecuários (como nos casos da caixinha do leite UHT e do uso de hormônios em carnes de frango), foram alguns dos assuntos discutidos durante os encontros dos “eixos específicos”.

A ideia que norteou o projeto foi a de promover a reflexão e o debate acerca de um tema, extremamente, atual e relevante, evidenciando as perspectivas das diferentes áreas do conhecimento que constituem os componentes curriculares tanto da Base Nacional Comum(BNC), quanto da Educação Profissional desses dois Cursos de Ensino Médio Integrado, objetivando, assim, problematizar esse fenômeno contemporâneo. 

Durante a realização do projeto, os estudantes foram convidados a se questionar alguns pontos: o que são as Fake News? Quais fatores podem ter gerado um ambiente favorável para a multiplicação de Fake News? Em que medida as Fake News são um sintoma dessa era chamada de Pós-Verdade? As pessoas disseminam notícias falsas porque acreditam que são verdadeiras? Até que ponto a proliferação de Fake News é prejudicial à vida social? As notícias falsas têm se constituído em uma ameaça a algumas conquistas da modernidade, em especial a legitimidade do discurso científico e as democracias contemporâneas? Como fazer frente a esse poder corrosivo das notícias falsas? Questões como essas nortearam a realização desse projeto integrador, uma proposta educacional que buscou compreender, sob a perspectiva da formação integrada, o fenômeno da disseminação de Fake News em suas dimensões política, filosófica, tecnológica, cultural e social, valendo-se dos instrumentais explicativos de diversas áreas do conhecimento científico envolvidas no projeto. Por isso, quase todas as disciplinas foram envolvidas no projeto e os encontros se deram por meio de regências compartilhadas entre docentes da Base Nacional Comum e das áreas técnicas. 

 

Núcleo de Comunicação Social e Eventos do Campus Avançado Hidrolândia 

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