Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Sustentabilidade

Campus Morrinhos recebe ministro da Educação para inauguração da Usina Fotovoltaica

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 18 de Dezembro de 2020, 20h00 | Última atualização em Segunda, 11 de Janeiro de 2021, 12h27 | Acessos: 955

Evento ocorreu na tarde desta sexta-feira, 18.

imagem sem descrição.

Com a presença do ministro da Educação, Milton Ribeiro, e demais autoridades políticas, o Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos realizou na sexta-feira, 18, a Solenidade de Inauguração da Usina Fotovoltaica. O evento teve início com um almoço e apresentação cultural, no Centro de Vivência.

Em seguida, as atenções foram concentradas no auditório da Biblioteca "Sebastião Alves de Souza", onde foram proferidos os discursos do docente e ex-diretor-geral do Campus Morrinhos, Gilberto Silvério da Silva, do diretor-geral do Campus Morrinhos, Luciano Carlos Ribeiro da Silva, do Prefeito de Morrinhos, Rogério Troncoso, do Deputado Federal José Nelto, do reitor do IF Goiano, Elias de Pádua Monteiro, e do Ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro. Além desses, também compuseram a tribuna de honra o diretor de Administração e Planejamento do Campus Morrinhos, Haslley Jesus da Costa, o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Wandemberg Venceslau Rosendo dos Santos, e o Diretor de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Gabriel Medeiros Vilar.

O ex-diretor-geral do Campus Morrinhos, Gilberto Silvério da Silva, e o diretor-geral atual, Luciano Carlos Ribeiro da Silva, fizeram questão de agradecer a presença de todos e o empenho de cada um envolvido em mais essa importante conquista para a instituição. Com a usina em funcionamento, a estimativa é que a economia gerada seja de aproximadamente R$ 400 mil reais por ano, o que possibilita o investimento em outras áreas e em diversos programas institucionais, principalmente aqueles voltados para garantir o acesso e a permanência dos estudantes.

Para o reitor do IF Goiano, Elias de Pádua Monteiro, a inauguração sinaliza a preocupação do IF Goiano com a sustentabilidade e a certeza de que a presença do estado e o investimento em política pública, em educação, no Instituto Federal Goiano, em especial no Campus Morrinhos, é fundamental para oportunizar ao brasileiro o direito de sonhar. "Praticamente em todas as unidades estamos ligando usinas e com isso poderemos usar a economia gerada para investir em outras áreas, o que é bastante positivo em momentos de crise como o que estamos passando", declara.

Em seu pronunciamento, o ministro da Educação destacou o trabalho dos Institutos federais na formação técnico-profissional e almejou, com base no exemplo do Campus Morrinhos, a distribuição de energia elétrica para todos os campi da Rede Federal por meio de usina fotovoltaica. O ministro Milton Ribeiro parabenizou a iniciativa da unidade em promover a economia de energia para reinvestir em outras áreas em prol da educação.

Dando encerramento ao evento, realizou-se o descerramento da placa de inauguração no local de instalação da Usina Fotovoltaica, ao lado da Guarita de acesso da BR - 153. Na área, foram instaladas 1.180 placas solares, com o investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão de reais.

Usina Fotovoltaica - O ato solene, que foi prestigiado por autoridades políticas, dirigentes do IF Goiano e servidores da instituição, simboliza a instalação da Usina Fotovoltaica no Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos. Já em funcionamento desde novembro deste ano, a usina de energia solar fotovoltaica caminha no sentido da sustentabilidade econômica e ambiental. A ação está alinhada ainda às políticas públicas do governo federal e do próprio Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), que busca induzir a cultura do desenvolvimento de Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal de Educação, como o Programa EnergIF, lançado este ano.

 

Fotos

Dados da Usina Fotovoltaica

 

Unidade de Comunicação Social e Eventos - Campus Morrinhos, com informações da Diretoria de Comunicação Social

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página