Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
PPA

IF Goiano e IFG falam sobre Preparação para Aposentadoria

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 23 de Abril de 2021, 10h54 | Última atualização em Quinta, 29 de Abril de 2021, 10h46 | Acessos: 1265

Servidores falam sobre suas experiências sobre ciclo final de trabalho. PPA é tema de live do Programa Bem Viver, que será realizada na terça-feira, 27, às 15 horas, no canal da DGP no Youtube.

Ações de preparação para a aposentadoria é assunto reconhecido em algumas orientações normativas e foi instituído legalmente em 2003, pela lei nº 10.741, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso e que confere ao Poder Público a obrigação de criar e estimular programas de preparação dos trabalhadores para a aposentadoria, com antecedência mínima de um ano, por meio de estímulo a novos projetos sociais e de esclarecimento sobre os direitos sociais e de cidadania. Nesse contexto, além da preocupação institucional com seus servidores, a preparação para uma transição tranquila e saudável para a aposentadoria, têm sido uma preocupação constante dos Institutos Federais Goiano (IF Goiano) e de Goiás (IFG) e do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS IF Goiano/IFG) ao longo dos últimos anos.

O Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), que é uma ação interinstitucional do Programa Bem Viver, visa auxiliar os servidores nesse processo de aposentadoria planejada, consciente e segura. O objetivo, de acordo com a organização do PPA, é oferecer um suporte para estabelecer uma visão mais assertiva deste novo ciclo de vida, por meio de ações que orientem esse processo, favorecendo o resgate da identidade pessoal, no sentido de reencontrar sonhos, desafios e objetivos que ficaram adormecidos devido à falta de tempo ou oportunidade de serem realizados.

Depois de 47 anos trabalhando, a servidora técnica-administrativa do IFG, Maria Lucimar Mendanha dos Santos, viu na aposentadoria a oportunidade de cuidar da vida pessoal e descobrir o que poderia fazer além do serviço público. A aposentada conta que foi no período de preparação para a aposentadoria que conseguiu investir mais em capacitação e qualificação, para que a perda salarial decorrente da aposentadoria não impactasse tanto no ganho final como aposentada.

E foi por meio da aposentadoria que Lucimar se inseriu na vida sindical. “Outro momento importante foi à luta pelos direitos dos trabalhadores e o direito das mulheres, essa é uma luta constante”, afirma. E não se esquece também de destacar a preparação da família para sua volta para a casa, pois de acordo com a servidora, “a partir de então, ela seria mais barulhenta, com muita música e encontros com amigos”, destaca.

Para o servidor docente do IF Goiano, Ipojucan de Goiás Brasil, a aposentadoria aconteceu de forma tranquila e natural: ele conseguiu se aposentar no dia seguinte após ter completado o tempo de serviço e idade adequados. “Não ficaria nem mais um dia, afinal 30 anos de sala de aula, não são 30 dias”. O professor destaca ainda que o ato de aposentar é a possibilidade de nova vaga para quem está chegando. “A aposentadoria é uma conquista merecida, deveriam fazer uma festa para aqueles que chegam lá”, afirma.

Para os aposentados, um conselho é único e importante: tenham sempre novas atividades. Ipojucan ministra palestras, escreve poesias (já publicou quatro livros e está prestes a lançar o quinto), participa de coral, realiza viagens (principalmente de moto) e pratica atividade física. Já Lucimar faz parte da proteção do meio ambiente, cuida da natureza, de cachorros, gatos e pássaros, que fazem parte da sua rotina, canto música sertaneja e faz dupla com seu esposo, faz parte do Coral Vozes do Cerrado do SINT IFES/GO, UFG, realiza viagens e está sempre propondo projetos, organizando festas para amigos e família.

Outro ponto de concordância entre os aposentados refere-se ao direito de aposentar-se. Para os servidores esta etapa é uma conquista do trabalhador e deve ser desfrutada com a tranquilidade do dever cumprido. “Aproveite o que a vida lhe oferece, nem todos vão conseguir chegar onde você chegou e quando olhar para trás veja o que você já fez”, conta Lucimar.  Ipojucan destaca a possibilidade de desenvolvimento do ser em múltiplos aspectos. “A vida continuará sorrindo e mostrando novas perspectivas para novos sonhos, se eu soubesse que estar aposentado era tão bom, teria saído dez anos antes”, lembra.

Na terça-feira, 27, o IF Goiano, IFG o e SIASS, juntamente com a parceria interinstitucional do Projeto Bem Viver o Projeto Bem Viver – Preparação para Aposentadoria, realizarão uma Live de abertura com o intuito de divulgação e chamamento para nossos servidores participares das ações. Será explicado como e quando serão iniciados os encontros e os temas a serem abordados. O evento será promovido no canal da DGP no Youtube, às 15 horas (veja link abaixo).

Ipojucan de Goiás Brasil em dois momentos: em uma de suas viagens de moto e em sala de aula, antes de se aposentar

 

Histórico - O Programa de Preparação para Aposentadoria - PPA, teve início em 2013 com o Seminário de Preparação para a Aposentadoria quando o IFG e IF Goiano faziam parte do SIASS da UFG e desenvolveram o Programa Transcender. Em 2015 e 2016 a ação foi realizada no SIASS/UFG em parceria com a Equipe de Promoção da Saúde do SIASS IF Goiano/IFG e a Coordenação de Assistência ao Servidor do IFG/Campus Goiânia. Em 2017 o PPA foi desenvolvido pelo SIASS IF Goiano/IFG, discutindo temas essenciais a essa etapa da vida profissional.

Hoje, em 2021, com a parceria interinstitucional do Projeto Bem Viver, o IF Goiano, IF de Goiás e o SIASS, retomam esse desafio, focado no mesmo objetivo comum de auxiliar os servidores nesse processo de aposentadoria planejado, consciente e seguro. O Público alvo do PPA 2021, são os servidores com idade a partir dos 55 (cinquenta e cinco) anos, em processo de aposentadoria ou não, sem nenhuma ligação ou objetivo de incentivar ou desencorajar a decisão de aposentar, mas buscando promover a reflexão e o planejamento, pilares importantes para o desenvolvimento de recursos que propiciem uma aposentadoria promissora, e até para que a decisão de se aposentar ou de permanecer trabalhando seja tomada de forma segura e tranquila.

 

Clique e participe do evento

 

Diretoria de Comunicação Social , editada com correção e acréscimo de informações

registrado em:
Fim do conteúdo da página