P&D

Campus Posse lidera projeto para desenvolver produção agrícola no nordeste goiano

Publicado: Sexta, 27 de Agosto de 2021, 10h42 | Última atualização em Sexta, 27 de Agosto de 2021, 17h14 | Acessos: 319

Proposta aprovada no Projeto Rural Sustentável reuniu projetos inovadores na agricultura de baixa emissão de carbono, avanços tecnológicos e modernização do mercado em áreas do Cerrado.

O projeto intitulado “O pequeno produtor rural 4.0: tecnologias, formação, conservação e consumo sustentável no nordeste goiano” foi aprovado no edital de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Projeto Rural Sustentável (PRS) – Cerrado. A seleção reuniu projetos inovadores focados na agricultura de baixa emissão de carbono, nos avanços tecnológicos e na modernização do mercado em áreas do Cerrado.

Ao todo, nos quatro Estados abrangidos pelo edital, foram 20 propostas aprovadas, sendo cinco em Goiás, seis em Minas Gerais, quatro em Mato Grosso do Sul e cinco em Mato Grosso. Em Goiás, o projeto em questão ficou em segundo lugar e firma uma parceria inédita para a região entre as quatro instituições de ensino públicas do Estado, sob a liderança do Instituto Federal Goiano – Campus Posse.

Agora aprovado, o objetivo do projeto será constituir uma rede de apoio à produção agrícola sustentável, para potencializar e diversificar a gestão e a produção das pequenas propriedades, com vistas à melhoria do acesso aos canais de comercialização local e regional. Para tanto, contará com um montante de 200 mil reais, destinado à aquisição de equipamentos, ao consumo de materiais, à contratação de serviços e a bolsas estudantis.

“Ao passar para o produtor rural tecnologias práticas e acessíveis para conservar o Cerrado, além de assistência técnica e capacitação para a gestão dos negócios, a proposta fortalece esse setor de produção no nordeste goiano e cria circuitos de comercialização sustentáveis”, explica a pesquisadora Ana Luísa Santana Aragão, docente do Campus Posse. A equipe propõe, também construir um aplicativo de compra e venda que permita a integração entre esses produtores, os pesquisadores e a comunidade.

O projeto do Campus Posse do IF Goiano tem parceria da Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Unidade Universitária de Posse, da Universidade Federal de Goiás (UFG) - Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa), do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Campus Formosa e da Secretaria Municipal de Agricultura no Município de Flores de Goiás.

Diretoria de Comunicação Social

Texto: Campus Posse