A barra do Governo Federal só poderá ser visualizada se o javascript estiver ativado. Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Destaque

Pesquisadores do IF Goiano estão entre os mais influentes da America Latina e BRICs

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Quinta, 14 de Outubro de 2021, 08h37 | Última atualização em Sexta, 22 de Outubro de 2021, 09h50 | Acessos: 996

Instituição possui 37 entre os 10 mil cientistas mais influentes segundo World Scientist and University Rankings 2021

O IF Goiano possui 37 pesquisadores entre os 10 mil cientistas mais influentes da América Latina e dos BRICS (agrupamento formado por cinco grandes países emergentes - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) em todas as áreas do conhecimento, segundo World Scientist and University Rankings 2021. O AD Scientific Index é o primeiro e único estudo que mostra os coeficientes de produtividade total e dos últimos cinco anos de cientistas baseados em valores do índice i10, índice h e pontuações de citação no Google Scholar. Vale lembrar que o índice i10 representa o número de publicações com no mínimo dez citações de um pesquisador. Já o índice h é o resultado do equilíbrio entre o número de publicações e o número de citações de um pesquisador. Por exemplo, se o índice h de um pesquisador é 50, significa que ele tem pelo menos 50 artigos publicados, cada um deles com pelo menos 50 citações.

Assim, o ranking considerou que o alto número da utilização de artigos como referências para outros autores demonstra o valor e a extensão da contribuição dos pesquisadores do ranking para a comunidade científica. A classificação foi feita a partir de 12 áreas: Agricultura e Silvicultura, Artes, Design e Arquitetura; Negócios e Gestão; Economia; Educação; Engenharia e Tecnologia; História, Filosofia e Teologia; Direito e Estudos Jurídicos; Medicina e Ciências da Saúde; Ciências Naturais; Ciências Sociais e Outros.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Alan  Costa, Um número tão expressivo de pesquisadores do IF Goiano nesse ranking reveste-se de grande significado para o trabalho que a instituição desenvolve por meio da geração de novos conhecimentos através da pesquisa e consequentemente da formação de recursos humanos de excelência em todos os níveis, por meio da verticalização.

"É o resultado de um trabalho institucional que se consolida ano após ano.  É uma resposta às ações instituições, como o investimento na formação científica de estudantes em todos os níveis, em ações de capacitação, investimento na infraestrutura de ensino e pesquisa e do incentivo à publicação científica. A divulgação do ranking neste momento possui um significado muito relevante e chama a atenção para a necessidade da continuidade do investimento em ciência e tecnologia, para a autonomia do país e, sobretudo, superação de crises", completa. 

Confira os pesquisadores do IF Goiano que figuram entre os mais influentes do Ranking:

  1. Abrãao Tiago Batista Guimarães
  1. Adriano Carvalho Costa
  1. Adriano Jakelaitis
  1. Alan Carlos da Costa
  1. Alessandro Morais
  1. Antonio Evami Calvacante Sousa
  1. Carlos Frederico de Souza Castro
  1. Cássia Cristina Fernandes Alves
  1. Cibele Silva Minafra
  1. Daniel Emanuel Cabral de Oliveira
  1. Daniel de Paiva Silva
  1. Edson Luiz Souchie
  1. Eduardo da Costa Severiano
  1. Eloiza da Silva Nunes Viali
  1. Estevão Alves Silva
  1. Fabiano Guimarães Silva
  1. Fábio Dyszy
  1. Flávio Gonçalves de Jesus
  1. Frederico Antônio Loureiro Soares
  1. Geovana Rocha Placido
  1. Guilherme Malafaia
  1. Hebert Júnior Dias
  1. Juliana de Fátima Sales
  1. Kátia Aparecida de Pinho Costa
  1. Leonardo Nazário Silva dos Santos
  1. Lilian Lúcia Costa
  1. Lucas Anjos Souza
  1. Marco Antônio Moreira de Freitas=
  1. Marconi Batista Teixeira
  1. Mariana Buranelo Egea
  1. Matias Noll
  1. Osvaldo Resende
  1. Pablo Gontijo
  1. Paulo Sérgio Pereira
  1. Polyana Fernandes Pereira
  1. Tânia Maria de Moura
  1. Tiago Paim

Acesse o ranking e confira os pesquisadores de maior destaque

 

Diretoria de Comunicação Social

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página