Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Projetos

IF Goiano demonstra resultados de parcerias em evento

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 10 de Dezembro de 2021, 09h39 | Última atualização em Segunda, 13 de Dezembro de 2021, 17h18 | Acessos: 664

Workshop IF em Foco: Experiências em projeto de PD&I e parcerias mostrou projetos desenvolvidos no IF Goiano com parcerias e novos caminhos para a produção científica. 

imagem sem descrição.

Texto: Ícaro Lunas
Fotos: Rodrigo Medeiros

O IF Goiano promoveu nesta quarta-feira, 8 de dezembro, o “Workshop IF em Foco: Experiências em projeto de PD&I”, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg). O evento teve o objetivo de demonstrar aos gestores do IF Goiano e órgãos parceiros um olhar detalhado das ações desenvolvidas ao longo de 2021 nos projetos executados com o Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento (MAPA), Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (CEAGRE), Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).

Na abertura do evento, o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação, Alan Carlos Costa, pontuou as vantagens que estes projetos em parceria proporcionam aos participantes: “Um ganho científico e acadêmico muito grande. Os projetos estão sendo desenvolvidos com os estudantes de graduação, mestrado e doutorado. E pesquisadores bolsistas de pós-doutorado”, destaca.  Para Alan, o ganho de experiência no mercado que os projetos trazem ao inserir pesquisadores nestes cenários, onde se tem a busca de soluções científicas para os problemas encontrados nestes órgãos

De acordo com o reitor do IF Goiano, Elias Monteiro, a iniciativa é considerada inovadora para os institutos. “Estes projetos demonstram a nossa força de vontade de realizar e a competência do nosso quadro. Foi necessária coragem para assumir esses desafios, mas agora demonstramos resultados nessas parcerias”. Desta forma, as parcerias representam também novos caminhos para o desenvolvimento da pesquisa, ensino e inovação da instituição.


Reitor do IF Goiano, Elias Monteiro, durante a abertura do evento

O primeiro projeto apresentado no evento foi fruto da parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que visa contribuir na melhoria das etapas de planejamento, celebração, monitoramento e análise de prestação de contas de convênios dentro do órgão, promovendo a implementação de inovação tecnológica, empregando ferramentas, técnicas e métodos computacionais.

Coordenado pelo Gerente de Pós-Graduação do IF Goiano Campus Rio Verde, Osvaldo Resende, o projeto foi iniciado em dezembro de 2020 e no período de 1 ano gerou resultados em diversos níveis, atendendo as expectativas do MAPA. De acordo com a representante do órgão, Penha, o projeto está trazendo melhorias diárias. Diante da apresentação dos resultados adquiridos, ela reforça, “Quando eu chego e vejo uma apresentação dessa, do que está sendo feito, é espetacular”.

O projeto possui 5 coordenações com atuações específicas, compostas ao todo por 46 integrantes, sendo 38 do IF Goiano, e os demais de outras 6 instituições. Ao todo, já foram produzidas 17 pesquisas aplicadas (subprojetos), 18 trabalhos publicados em congressos nacionais. Sendo que, um destes foi premiado no III Integra IF Goiano à nível de Pós-Graduação na categoria de Ciências Sociais e Aplicadas; Ciências Humanas, Linguística/Letras/Artes e Multidisciplinar com a temática “Análise exploratória dos dados sobre treinamento, desenvolvimento e educação dos servidores do mapa durante a pandemia da Covid-19”. Além, de produtos tecnológicos, com um software registrado, dois desenvolvidos e sete em preparação.

Dentro da apresentação do projeto, a Assessora Técnica do MAPA, Penha Cristina, destacou a importância da parceria entre os órgãos. “Na verdade todos os projetos aqui estão conectados e possuem potencialidades de trabalhar juntos, em outras dimensões”, destacou.

O segundo projeto apresentado foi Centro de Excelência em Agro Exponencial (Ceagre), comandado pelo diretor-geral do Ceagre, Vicente de Almeida. Em sua fala, o Vicente agradeceu aos parceiros do centro, a FAPEG, o Governo de Goiás, Faeg, Senarh, Prefeitura de Rio Verde e o IF Goiano, frisando a importância destes para realização das pesquisas que visam trazer novas tecnologias para o agro.

O Diretor de Desenvolvimento do Ceagre, Luiz Eduardo, reforçou esse propósito: “Temos como missão maximizar a tecnologia agrícola e pecuária por meio das tecnologias exponenciais”. Assim, o projeto se propõe a otimizar os processos e metodologias dos produtores rurais, englobando desde o pequeno ao grande produtor. Criando uma democratização de acesso à tecnologia, que permite o desenvolvimento e qualificação de todas as pessoas envolvidas.

O Ceagre opera com cinco núcleos com atribuições especificas, que se conectam em todas as ações desenvolvidas pelo projeto. Gerando uma integração que concede excelência aos setores do centro. Essa proposta integrada e norteada pelo empreendedorismo, fortalece a produção das pesquisas, dos produtos, e a captação de parceiros e clientes. Difundindo uma filosofia inovadora que se compromete a unir as experiências do setor acadêmico/científico ao mercado.


Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Alan Carlos Costa, durante a abertura do evento

Para o diretor de Pesquisas do projeto, Leandro Souza, é importante ressaltar as ações empreendedoras no contexto da produção acadêmica em busca de soluções para os problemas enfrentados na agricultura e agropecuária. Integrando diferentes mercados, como é mostrado pelo pesquisador. “Temos projetos governamentais, estruturantes e da iniciativa privada”, explica. Entre os estruturantes, destacam-se os MPV de contagem, apresentados nos contextos de contagem de peixes, suínos e classificação de grãos de café com IA (Inteligência Artificial).

A apresentação do terceiro projeto, realizado em parceria com o Incra, foi feita pelo Gerente de Pesquisa e Inovação do IF Goiano - Campus Rio Verde, Frederico Loureiro. Em sua fala, o pesquisador trouxe ao público o propósito deste projeto, que visa o mapeamento de milhares famílias de assentamentos no estado de Goiás, Tocantins, Distrito Federal e Bahia, com vistas a regularizar a situação de Titulação das terras que elas vivem e buscando soluções para auxiliar os técnicos. Além do desenvolvimento de tecnologias para ampliar a produção dos assentados

A parceria com o Incra, apesar de ter enfrentado as adversidades decorrentes da pandemia do Covid-19, já conquistou resultados expressivos em seu primeiro ano de atuação. Até o momento, em Goiás, foram visitadas 1.885 famílias para coleta dos dados que servem de base para os pesquisadores do IF Goiano desenvolveram os subprojetos. O formulário utilizado neste processo, inclusive, foi desenvolvido em conjunto com o Ceagre. Demonstrando a integração entre as ações.


Coordenador da parceria com o Incra, Frederico Loureiro, durante a apresentação do projeto

Representando o Incra, os servidores Kelly Silvério Fernandes e Expedito leite Ferreira classificaram a parceria com o IF Goiano como positiva, trazendo ao público a relevância do instituto no aproveitamento dos dados que são gerados. Para eles, além dos resultados numéricos, a parceria vai gerar conhecimento e meios de reavaliação da política pública. Possibilitando novos caminhos de desenvolvimento do órgão aliado com a pesquisa científica.

Encerrando a primeira parte da programação, foi apresentado o projeto “Agenda do Produtor Rural”, um aplicativo desenvolvido em parceria com a Conab - Companhia Nacional de Abastecimento. Coordenado pelo pesquisador Leandro Souza, o projeto se propõe a gerar a integração tecnológica na realidade do pequeno e médio produtor. “Essa ferramenta visa uma forma de gestão nos diferentes aspectos da rotina do produtor rural”, reforça Leandro.

Para atingir estes objetivos, o aplicativo foi desenvolvido para a coleta de dados, permitindo a criação de estratégias e melhorias de acordo com o tempo. Conectando os produtores rurais com a tecnologia e abrindo possibilidades de pesquisa, representando uma consultoria técnica de forma inteligente, direto na mão do produtor. Essa integração com a tecnologia possibilita o acesso a informações privilegiadas em diferentes aspectos, que vão otimizar os processos destes pequenos e médios produtores.  Em sua fala, Leandro listou algumas linhas de atuação do aplicativo: Modelagem de propriedade; Calendário estratégico; Mercado; Clima; Armazenagem. O aplicativo está estruturado para uma segunda fase, atuando com ERP (Sistema de Gestão Integrado), transporte e capacitação.

No período da tarde, os presentes puderam se aprofundar em apresentações dos subprojetos vinculados aos temas apresentados pela manhã em três rodadas de apresentações. A apresentação dos 30 subprojetos ocorreu no espaço do Campolab e possibilitou o detalhamento de todas as ações vinculadas aos projetos executados.


Apresentação dos subprojetos

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página