A barra do Governo Federal só poderá ser visualizada se o javascript estiver ativado. Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Meio Ambiente

Jogo didático ensina sobre animais do Cerrado

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 28 de Dezembro de 2021, 19h11 | Última atualização em Segunda, 03 de Janeiro de 2022, 10h26 | Acessos: 216

Cerrado em Jogo é um produto educacional vinculado ao mestrado profissional em Ensino para a Educação Básica, do Campus Urutaí. O jogo está disponível para download gratuitamente.

Diversos produtos, especialmente aqueles voltados para o público infantil, retratam animais que não fazem parte da fauna brasileira. Não são raros jogos, filmes, brinquedos, livros e desenhos animados envolvendo animais como o leão, o elefante, a zebra e a girafa, por exemplo. Quase não se vê, entretanto, produtos com os animais do Cerrado brasileiro, o que contribui para o desconhecimento sobre o bioma e sua não-valorização, o que motivou dois pesquisadores para a criação de novo produto educacional, o Cerrado em Jogo.

O projeto é vinculado à dissertação “O bioma Cerrado no ensino médio: percepção de alunos, professores e a abordagem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, desenvolvida pela servidora do Instituto Federal de Goiás (IFG), Ana Carolina de Oliveira Motta, com a orientação do professor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), André Luís da Silva Castro, para o mestrado profissional em Ensino para a Educação Básica, do Campus Urutaí. O jogo foi desenvolvido com fotografias e informações de 40 animais do Cerrado, incluindo o ser humano e o boto-do-araguaia (Inia araguaienses), identificado em 2014. A maior parte dos dados sobre os animais foi retirada dos portais Animal Diversity Web (ADW), vinculado ao Museu de Zoologia da Universidade de Michigan, e do AnAge Database of Animal Ageing and Longevity.

O jogo - O objetivo do Cerrado em jogo é levar conhecimento sobre a fauna local e incentivar a reflexão e a discussão sobre o que é o Cerrado e qual a relação dos seres humanos com o bioma. Pode ser jogado por crianças, jovens e adultos e, embora envolva habilidades de leitura e raciocínio, pode ser apresentado a crianças ainda não-alfabetizadas, que têm se interessado bastante pelo jogo em razão das fotografias dos animais. O Cerrado em Jogo é disponibilizado para download gratuito no portal eduCapes e no repositório do IF Goiano (veja links abaixo), basta imprimir as cartas. Para incluí-lo em atividades escolares, é recomendado que as turmas sejam divididas em grupos com até 8 alunos, com um baralho por grupo. É interessante também que o professor se atente às reações dos alunos durante o jogo para promover discussões em seguida.

Como jogar - Podem participar de 2 a 8 jogadores. Cada carta apresenta valores numéricos relativos a 5 características do animal: popularidade (escala de 1 a 5, definida a partir da quantidade de resultados disponibilizados em buscas no Google), peso médio, filhotes (média por ninhada), anos de vida (máximo), risco de extinção (escala de 1 a 5). A cada rodada, um jogador escolhe um desses tópicos e compara o valor da sua carta com o da carta dos demais jogadores. Quem tiver o maior valor ganha a rodada e as cartas dos outros jogadores. Vence o jogo aquele que ganhar todas as cartas do baralho ou que possuir a maior quantidade de cartas quando o tempo de jogo for encerrado.

Como imprimir - O jogo está disponível em PDF para download gratuito no portal eduCapes e no repositório do IF Goiano em 3 versões: colorida, parcialmente colorida, e em escala de cinza. Todas as versões estão em formato A4, podendo ser impressas em impressora comum (doméstica) ou em um serviço gráfico. As páginas podem ser impressas frente e verso, basta se atentar à paginação:

FRENTE

VERSO

Página 1 (informações)

Página 2 (informações)

Páginas 3, 4, 5 e 6 (frente das cartas)

Páginas 8, 9, 10 e 11 (verso das cartas)

Página 7 (frente das cartas, incluindo as cartas de regras e ficha técnica)

Página 12 (verso das cartas, incluindo as regras)


Para garantir maior firmeza e durabilidade das cartas, é recomendada a utilização de papel couché (300g) ou papel fotográfico. Caso a impressão seja feita em papel sulfite, uma forma de deixar as cartas mais firmes é imprimir a frente e o verso separados e colar um papel-cartão entre eles.

Nas escolas - Por meio do perfil criado para divulgar o jogo didático na rede social Instagram, @cerradoemjogo, Ana Carolina foi convidada pelo professor mestre Miguel Ferreira Santana a participar remotamente, no último dia 10 de dezembro, de uma aula de Geografia do 6º ano da Escola Estadual Julieta Xavier Borges, em Barra do Bugres-MT. Na ocasião, o professor levou os alunos até a biblioteca da escola e utilizou um notebook e um datashow para que a servidora, que participava por meio de uma videochamada, pudesse interagir com a turma e apresentar o Cerrado em Jogo.

A turma de 21 alunos foi dividida em dois grupos com oito estudantes, e um grupo com quatro. Foram usados três baralhos do Cerrado em Jogo impressos em impressora comum (jato de tinta), e cada grupo jogou isolada e simultaneamente. Segundo o professor Miguel, “O Cerrado em Jogo abre um leque: além de apresentar o Cerrado, ajuda no desenvolvimento de algumas habilidades em nossos pequenos. A maior parte dos alunos se envolveu bem durante as rodadas. Eles desenvolveram o trabalho em equipe e tiveram que pensar de forma estratégica. Isso é excelente para o desenvolvimento do estudante”.


Clique para baixar o jogo no:
eduCapes
Repositório do IF Goiano

Fonte: Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria do IFG, adaptada

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página