Vem aí a Feira Agroecológica 2022

Publicado: Quarta, 23 de Fevereiro de 2022, 08h48 | Última atualização em Quinta, 24 de Fevereiro de 2022, 09h48 | Acessos: 798

Primeira edição acontece em 16 de março. Novidade incluía participação de comunidades quilombolas do território da Chapada dos Veadeiros.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano), em parceria com o Instituto Federal de Goiás (IFG) e a Universidade Federal de Goiás (UFG), retorna às atividades da Feira Interinstitucional Agroecológica em 2022. A primeira edição será realizada em 16 de março. Para este ano, foram selecionadas(os) 12 lideranças representantes de agricultoras(es) familiares e das comunidades quilombolas (território da Chapada dos Veadeiros). Confira o resultado final da Chamada Pública abaixo.

A Feira Interinstitucional Agroecológica surge do Projeto de Extensão alusivo à soberania alimentar e à promoção da alimentação saudável “do campo à cidade”, e acontece desde 2019 em Goiânia, na UFG, IFG e IF Goiano. Neste período de pandemia de Covid-19 o projeto segue adaptado ao formato virtual desde 2020, tendo como referência o Edital 18/2021/PROEX/REITORIA/IFG.

É um espaço que promove o desenvolvimento territorial mais sustentável das comunidades, a geração de renda pró cooperativismo, o protagonismo das(os) agricultoras(es) e o empoderamento dos movimentos populares. Também potencializa a transição agroecológica e tece trocas de saberes da “produção ao consumo de alimentos”.

O projeto tem sido uma experiência de Segurança Alimentar e Nutricional "do campo à cidade", articulando o ensino-pesquisa-extensão e as políticas públicas e institucionais.

Conheça os canais de comunicação da Feira para sugestões, críticas e trocas de saberes:
E-mail: feiraagroecologiaifes1@gmail.com
Instagram: @feiraagroecologicassan