PD&I

Instituto entrega cartões BB Pesquisa a contemplados em edital

Publicado: Sábado, 07 de Mai de 2022, 07h43 | Última atualização em Terça, 10 de Mai de 2022, 12h29 | Acessos: 552

Pagamento por essa modalidade dá autonomia ao pesquisador. Edital contemplou 35 projetos.

Edital teve projetos aprovados dos campi Rio Verde, Urutaí, Morrinhos, Iporá, Trindade e Ceres

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizou na tarde de quinta-feira, 5, cerimônia de entrega dos cartões BB Pesquisa aos 35 contemplados em edital de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). O BB Pesquisa é um meio de pagamento automatizado de auxílio financeiro por meio do qual o pesquisador pode adquirir bens e serviços por meio de um cartão de crédito internacional pré-pago.

O limite desse cartão corresponde ao valor mensal recebido e, portanto, não há pagamento de fatura. A modalidade facilita o dia a dia dos beneficiários, pois desburocratiza e agiliza as aquisições autorizadas para o desenvolvimento das pesquisas. O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Goiano, Alan Carlos da Costa, lembra que o cartão – pessoal e intransferível - dá mais autonomia ao pesquisador e facilita a prestação de contas.

O edital de PD&I é o segundo do IF Goiano a utilizar a iniciativa para o pagamento de auxílio financeiro a pesquisadores. O objetivo da chamada é fomentar a pesquisa aplicada, o desenvolvimento científico, tecnológico, a inovação e a pós-graduação. Também visa valorizar a inserção regional, o desenvolvimento econômico e social das regiões de abrangência do Instituto.

A seleção foi realizada no período de julho de 2021 a fevereiro de 2022 e possibilitou o recebimento de propostas em duas linhas. A primeira era destinada a docentes de programas de pós-graduação Stricto sensu e, a segunda, universal, para servidores efetivos do IF Goiano.  A avaliação foi feita por comissões, sendo que a de mérito envolveu pesquisadores de 16 instituições externas ao Instituto. Foram aprovados projetos dos campi Rio Verde, Urutaí, Morrinhos, Iporá, Trindade e Ceres.

Além dos pesquisadores contemplados, a cerimônia de entrega dos cartões teve a presença de pró-reitores, gestores da Pesquisa e do reitor do IF Goiano, Elias Monteiro. Cada proposta será contemplada com até 30 mil reais, oriundos do próprio IF Goiano. Os itens que poderão ser adquiridos com os cartões BB Pesquisa, tanto de custeio quanto de capital, estão descritos no edital de seleção. O pró-reitor de Administração do Instituto, Vailson de Freitas, lembra que equipamentos comprados com esses recursos pertencem ao Instituto e devem ser patrimoniados ao fim dos projetos.

Diretoria de Comunicação Social

Republicada com edição de informações

registrado em: