IF Goiano realiza discussão sobre propostas para Residência Pedagógica e Pibid

Publicado: Terça, 10 de Maio de 2022, 14h29 | Última atualização em Sexta, 13 de Maio de 2022, 17h27 | Acessos: 60

Encontro é voltado para docentes dos cursos de Licenciatura e irá discutir editais divulgados pela CAPES.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou editais para a seleção de propostas de Instituições de Ensino Superior - IES para implementação de projetos institucionais no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP) e Iniciação à Docência (PIBID).

Os programas são iniciativas que integram a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação – MEC e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira.

Os programas concedem bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos desenvolvidos por instituições de educação superior (IES) em parceria com as redes de ensino. O programa PIBID deve promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, desde o início de sua formação, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Os discentes serão acompanhados por um professor da escola e por um docente de uma das instituições de educação superior participantes do programa e o Residência Pedagógica busca aperfeiçoar a formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica a partir da segunda metade de seu curso.

Paras a discussão das propostas, a Pró-retoria de Ensino convida a todos os professores dos cursos de licenciatura a participar de uma reunião que ocorrerá no dia 12/05 das 8:00 às 10:00 para discutir em conjunto, as propostas institucionais e os subprojetos que deverão compor estas propostas.

O link para a reunião será encaminhado pelo e-mail institucional até o dia 10/05.