Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Publicação

Campus Avançado Hidrolândia publica e-book sobre experiências de formação integrada

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 13 de Mai de 2022, 07h58 | Última atualização em Sexta, 13 de Mai de 2022, 17h28 | Acessos: 417

A obra “A Formação Integrada em Pauta” apresenta análises acerca da constituição dos Institutos Federais no país, em especial sobre o papel do Ensino Médio Integrado na educação brasileira, no período de 2017 a 2021.

Com o título “A Formação Integrada em Pauta: experiências de integração no Ensino Médio Técnico”, a equipe docente do Campus Avançado Hidrolândia publicou o e-book, que apresenta análises acerca da constituição dos Institutos Federais no país, em especial sobre o papel do Ensino Médio Integrado na educação brasileira. A obra, que faz um recorte sobre as diversas experiências de formação integrada realizadas, entre 2017 a 2021, no IF Goiano Campus Avançado Hidrolândia, foi publicado pela Editora Fi e está disponível com acesso aberto no link abaixo.

A obra foi organizada pelos professores André Cunha, Paulo Melo, Rogério Chaves e Thays Vital e contou com a colaboração não só de docentes do campus, como também de professores substitutos que atuaram na unidade, assim como de outros servidores do IF Goiano que foram convidados a contribuírem em alguns capítulos. O prefácio foi feito pelo professor Gaudêncio Frigotto, especialista no tema da formação integral.

O e-book é dividido em duas partes. A primeira seção, intitulada Os Institutos Federais e a Formação Integrada, é composta por capítulos dedicados à análise acerca da formação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no país, em especial sobre o papel do Ensino Médio Integrado na educação brasileira A segunda seção, Experiências de Integração no IF Goiano Campus Avançado Hidrolândia, traz à luz algumas das experiências de integração que foram realizadas no campus desde 2017 até o ano de 2021.

Segundo os organizadores, essas experiências de integração foram iniciadas, a partir de 2017, quando o Campus Avançado Hidrolândia se prontificou a iniciar um projeto piloto de integração curricular sugerido pela pró-reitoria de Ensino do IF Goiano. Foram cinco anos de muito planejamento, discussões, concessões, avanços e, sobretudo, de bastante trabalho para que essas práticas de integração se consolidassem no campus. Os organizadores ressaltam, no entanto, que essas experiências só foram possíveis graças à disposição dos professores e professoras da unidade em realizar a complexa tarefa da integração e, certamente, porque a proposta encontrou receptividade entre os estudantes.

Após cinco anos de desenvolvimento dessas práticas de formação integrada, os docentes perceberam que haviam acumulado valiosas experiências de integração e que algumas delas mereciam ser compartilhadas com o público interessado nesse tema. A partir dessa constatação nasceu a ideia de publicar esse livro.

 

Clique acesse o e-book

 

 

Assessoria de Comunicação Campus Avançado Hidrolândia, adaptada 

registrado em:
Fim do conteúdo da página