Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Viver sem Limite

IFC forma professor do IF Goiano

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 26 de Fevereiro de 2016, 10h51 | Última atualização em Terça, 01 de Março de 2016, 11h41 | Acessos: 1468

Leonardo Goulart faz parte da primeira turma de Treinador e Instrutor de Cães-Guia. Centro de Formação do Câmpus Urutaí terá início das atividades definido na segunda-feira, 29.

O professor do Câmpus Urutaí Leonardo Goulart Nunes faz parte da primeira turma do curso de pós-graduação em Treinador e Instrutor de Cães-Guia, cuja formatura ocorreu nesta semana, no Instituto Federal Catarinense (IFC) - Câmpus Camboriú. O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Elias de Pádua Monteiro, e o diretor-geral de Urutaí, Gilson Dourado, prestigiaram a cerimônia. 

O Projeto Cães-Guia pertence ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite e tem o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) e da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência (SNPD/SDH). 

O Brasil é o único país da América Latina que possui um Centro de Treinamento de Cães-Guia e oferta curso gratuito no formato de pós-graduação. E o IF Goiano foi uma das únicas instituições do país que teve selecionada proposta de implantação de outro Centro de Formação, aos moldes de Camboriú. O processo de escolha foi feito por chamada pública. 

Além de Leonardo formaram-se no IFC outros quatro servidores de Institutos Federais que terão Centros de Formação. Com a conclusão da pós-graduação, Leonardo segue em Camboriú na condição de professor colaborador, até que retorne em definitivo a Urutaí para se integrar aos trabalhos do Centro de Formação da unidade. 

Na segunda-feira, 29, entretanto, Leonardo e Gilson terão reunião em Brasília para definir o início das atividades do local. As obras já foram finalizadas e contam com alojamento, canil, maternidade e clínica veterinária, unidade de descarte e pista de treinamentos. 

Para cada centro, o Governo Federal garantiu infraestrutura, equipamentos, aquisição das matrizes de cães-guia e de materiais de consumo, além de verba anual para manutenção. A proposta do Viver sem Limite é que os IFs contemplados formem, inicialmente, 25 profissionais por ano aptos ao treinamento dos cães e à formação das duplas (pessoa com deficiência visual e cão guia).

 

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página