Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Cultura Maker

IF Goiano expõe laboratórios em evento de lançamento da nova fase da Rede Maker

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 07 de Junho de 2022, 10h46 | Última atualização em Quinta, 09 de Junho de 2022, 12h11 | Acessos: 1043

Discentes, docentes e gestores da instituição participam da ação que marcou uma nova etapa para a difusão da cultura maker nas instituições que integram a Rede Federal.

O Ministério da Educação realiza solenidade de lançamento da nova fase do projeto Rede Maker na terça-feira (31). Organizado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, o evento reuniu atores importantes da educação, autoridades governamentais, reitores, alunos e professores da Rede Federal para a exposição das ações e dos produtos desenvolvidos pelos LabMaker, e a apresentação de 3 entregas importantes para o crescimento do projeto.

O evento contou com a participação de pesquisadores da temática maker, e com exposição dos stands dos laboratórios itinerantes das instituições contempladas no primeiro edital. Representando o Instituto Federal Goiano (IF Goiano), estiveram discentes e docentes dos laboratórios de prototipagem do Campus Rio Verde e Campus Urutaí, e o reitor Elias de Pádua Monteiro. 

A primeira delas é um momento de mudança, e também, de fortalecimento da união entre os atores desta iniciativa. A transição do nome “IF LabMaker” para “Rede Maker”, na fala da Assessora do Núcleo Estruturante da Política de Inovação, Úrsula Gomes Rosa Maruyama, deve-se ao peso que há em se ter uma rede tão ampla e importante como a formada por instituições federais. “Quando a gente traz o conceito de Rede Maker, a gente traz o conceito de realmente um trabalho coletivo. De união. De uma força muito maior”, ela aponta. A marca do projeto, formada por uma impressora 3D e a combinação das cores dos institutos federais (verde) e dos centros de educação tecnológica (CEFET), também reforçam essa transição.

O primeiro edital (n°35) lançado em 2020 viabilizou a construção de 113 unidades de prototipagem nos institutos federais, com impressoras 3D e kits de robótica para a produção de projetos e produtos educativos. O novo edital, divulgado durante a solenidade de lançamento da Rede Maker, representa a segunda entrega do projeto, e viabilizará criação de 60 laboratórios munidos com os devidos recursos e equipamentos. A nova chamada vai possibilitar que estes novos espaços atuem de forma ativa com diversas áreas de ensino, aplicando metodologias desenvolvendo estratégias de caráter multidisciplinar para os processos de ensino-aprendizagem.

Na perspectiva de fortalecimento da mensagem maker e da importância de sua difusão em ambientais educacionais, a última entrega do evento deu-se no lançamento do livro: “O Aprender Fazendo da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica”. A obra trata-se de um manual para implementação da cultura maker, reunindo contribuições de mais de 70 servidores da Rede Federal espalhados pelo país.

Durante a solenidade de lançamento, o Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Kedson Raul de Souza Lima, frisa que a meta do projeto é levar os laboratórios de prototipagem a todas unidades que compõem a rede federal. Ao abordar a importância destes espaços, o diretor faz referência as exposições realizadas durante o evento pelos laboratórios do IF Goiano e IFG, que envolveu alunos e discentes dos diversos campi presentes. “A gente percebe a alegria dos alunos participando do processo. Eu acho que o “Seja bem-vindo ao aprender fazendo” da Rede Federal é um exemplo”, ele diz.

Integrante da Estação IF Lab Maker do IF Goiano Campus Rio Verde, a discente do 7° período de Licenciatura Biológicas, Fernanda Elen Silva dos Santos, mostrou-se animada e contente com a participação no evento. “Expor os materiais didáticos impressos em 3D para as autoridades representativas e comunidade acadêmica foi gratificante”, ela frisa,  “Dessa forma, conseguimos transmitir que o uso de metodologias de ensino aplicados a perspectiva maker é capaz de gerar resultados positivos no processo de ensino-aprendizagem”. A demonstração dos produtos oriundos destes espaços, evidencia a amplitude de atuação que eles possuem, com projetos presentes em diferentes áreas do conhecimento.

O presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Cláudio Alex, diz que o trabalho coletivo desta iniciativa que envolve milhares de pessoas, se justifica pelo seu caráter de ensino transversal e aplicável em diferentes cenários. “É um empreendimento que vai alcançar todas áreas, vocês sabem disso. E por isso, tem uma grande mobilização da nossa comunidade”, ele declara, complementando que a coletividade presenciada na execução do projeto é uma exemplificação da forma de trabalho da Rede Federal na execução das ações pedagógicas.

Em sua fala, o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Tomás Dias Sant’Ana, destaca o estágio avançado do desenvolvimento da Rede Maker, que superou as expectativas criadas na sua inauguração há quase dois anos quando tinha a nomenclatura “IF LabMaker”. Ao abordar a implementação destes laboratórios e os desafios deste empreendimento, Tomás aponta, “Todo instituto que a gente vai pra fazer uma inauguração ou visita técnica, uma das principais ações que os institutos destacam são os laboratórios maker. Eles têm muito orgulho de nos levar ao laboratório, de mostrar as atividades que estão sendo feitas e os materiais produzidos”.

A exemplo de disseminar essas ações com orgulho, a Estação IF Lab Maker, laboratório do IF Goiano Campus Rio Verde coordenado pelo prof. Márcio Belo Filho, apresentou os materiais e os produtos didáticos que foram confeccionados para execução de práticas de ensino interativas e participativas nas áreas de Química e Biologia. A equipe do laboratório de prototipagem do IF Goiano Campus Urutaí trouxe os projetos produzidos para a aplicação de técnicas e conceitos no ensino da Medicina Veterinária, como a demonstração de um protótipo utilizado para emular o processo de sutura.


• E-mail Estação IF Lab Maker: labmaker.rv@ifgoiano.edu.br
• Instagram: https://www.instagram.com/iflabmakerrv/

Autoria: Ícaro Lunas – Bolsista de Comunicação.

registrado em:
Fim do conteúdo da página