Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Extensão

Laboratório Móvel leva Ciência a cidades do interior de Goiás

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 10 de Junho de 2022, 14h59 | Última atualização em Segunda, 13 de Junho de 2022, 13h58 | Acessos: 1401

No Baú da Ciência, Campus Ceres do IF Goiano convida estudantes a atividades que estimulam participação e interesse e fogem do ambiente de sala de aula.

Caminhão-baú foi fruto de doação e adaptado com laboratórios de física, química, biologia e informática/robótica. Foto: Campus Ceres
Caminhão-baú foi fruto de doação e adaptado com laboratórios de física, química, biologia e informática/robótica. Foto: Campus Ceres

Levar a Ciência, literalmente, para além dos muros da escola. Esta é a proposta do Baú da Ciência, laboratório móvel do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – Campus Ceres onde estudantes são convidados para diversas atividades em um ambiente moderno e interativo. 

A iniciativa começou com o recebimento de um caminhão-baú em junho de 2020, doado pela Receita Federal do Brasil. De lá para cá, o veículo passou por diversas adequações e, neste ano, com a retomada gradual dos eventos presenciais, tem aparecido em algumas exposições e está com ampla programação para o segundo semestre. 

O baú tem área de 34,3m², onde foram instalados quatro laboratórios: física, química, biologia e informática/robótica, além de uma sala para depósito. Todos são integrados e podem ser distinguidos pelas cores específicas de cada um. A carreta é climatizada e possui móveis planejados,  iluminação em LED, caixa d’água, lavatório, escada e toldo retráteis e plataforma elevatória para receber pessoas com mobilidade reduzida. 

A elaboração e acompanhamento do projeto de adaptação foram feitas por profissionais especializados e, pensando nos usuários, desenvolveu-se ambientes que convidam ao interesse e participação nas atividades. “A ideia é que os estudantes não se sintam no ambiente de sala, estimulando o interesse, a participação e a curiosidade”, explica Mairon Marques dos Santos, professor responsável pelo projeto. A aquisição dos equipamentos de laboratório foi possível graças a recursos oriundos de emenda parlamentar de bancada do Estado de Goiás. 

O Baú da Ciência já foi apresentado à comunidade durante a cerimônia de comemoração dos 27 anos do Campus Ceres, em março deste ano, e, também, durante a Agro Centro-Oeste Familiar, realizada no fim de maio. No mesmo mês, a convite, esteve ainda na Exposição das Tecnologias Voltadas ao Desenvolvimento da Pecuária (Expopec) de Porangatu e na Festa do Peão/Feira do Empreendedor de São Luiz do Norte, no início de junho. “Já existem outros convites de cidades vizinhas, o laboratório é uma extensão do campus voltado à comunidade”, relata Mairon.

 

Diretoria de Comunicação Social

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página