Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Evento

IF Goiano lança novo Centro de Excelência

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 24 de Junho de 2022, 14h37 | Última atualização em Terça, 28 de Junho de 2022, 09h08 | Acessos: 897

Evento foi realizado no Campus Morrinhos e marcou início de trabalhos do Centro do Centro de Excelência em Bioinsumos (CEBIO). 

imagem sem descrição.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realizou na quinta-feira, 23, o lançamento do Centro de Excelência em Bioinsumos (CEBIO). O evento foi realizado no Campus Morrinhos e marcou o início das atividades do projeto, que é realizado em parceria com o Governo do Estado de Goiás, por intermédio da Secretaria do Estado de Agricultura Pecuária e Abastecimento (SEAPA) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). 

Além da equipe gestora do IF Goiano, estiveram presentes no lançamento o secretário Estadual de Agricultura Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg), Robson Vieira, o pró-reitor de Pesquisa da Universidade Estadual de Goiás (UEG),Claudio Stacheira,  e outras autoridades relacionadas ao projeto.

De acordo com o o Secretário da Seapa-GO, Tiago Mendonça, o projeto trará grande contribuição para a produção sustentável de alimentos em todo o país. "Os bioinsumos, por serem de baixo impacto, poderão nos ajudar a produzir de forma mais equilibrada e ainda aumentar nossa produtividade", destaca. 

 De acordo com o presidente da Fapeg, Robson Vieira, A fundação tem trabalhado para fortalecer a pesquisa e inovação no interior do estado e, para tanto, tem contado com o auxílio de vários parceiros como o IF Goiano. "Os Centros de Excelência existem para fazer a pesquisa chegar à população e no dia de hoje estamos lançando um projeto que deverá ser o maior ecossistema de difusão se tecnologia em bioinsumo", explica. 

Para o pró-reitor de Pesquisa do IF Goiano, Alan Costa, essa perda da biodiversidade também coloca em risco a produção de alimentos e segurança alimentar. O pró-reitor explica que a maioria dos alimentos produzidos no Brasil necessitam de agentes biológico para sua produção. "Não são apenas as questões ecológicas em risco, mas a própria sobrevivência do ser humano e de sua produção. Necessitamos inclusive de reduzir a dependência de insumos químicos estrangeiros, mas sair da agricultura tradicional para uma lógica sustentável não é simples", afirma. 

Para o reitor do IF Goiano, Elias Monteiro, O IF Goiano possui um quadro muito competente e qualificado. "Algumas de nossas unidades possui quadro docente com 90% de doutores. Temos muito potencial. Se acreditarem na educação pública e de qualidade, podem caminhar conosco. O reitor destaca que durante os últimos anos, o sucesso do IF Goiano também foi fruto de parcerias com órgãos comprometidos com o desenvolvimento da Ciência.  

Sobre o Centro - O CEBIO é uma ação ligada ao Programa Estadual de Bioinsumos, proposto pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) e cujo objetivo é fomentar o desenvolvimento e a adoção de bioinsumos e sistemas de produção sustentáveis. O Centro será composto de quatro Unidades de Referência em Bioinsumos (URBs) e 11 Unidades de Transferência de Tecnologia (UTTs) distribuídas em todo Estado de Goiás", explica. O reitor destaca que durante os últimos anos, o sucesso do IF Goiano também foi fruto de parcerias com órgãos comprometidos com o desenvolvimento da Ciência.  

O Centro de Excelência nasce com a missão de impulsionar o desenvolvimento econômico, social e ambiental, a partir da geração de inovações e adoção de tecnologias em bioinsumos para o setor agropecuário do Estado de Goiás. O Centro será composto por três Unidades de Referência em Bioinsumos (URBs) onde serão realizadas as pesquisas e a inovação em bioinsumos: URB Promotores do crescimento de plantas (Rio Verde); URB Controle biológico de pragas agrícolas (Urutaí); e URB Controle de doenças de plantas (Morrinhos); além de Unidades de Transferência de Tecnologia (UTTs) nos municípios de Iporá, Catalão, Ipameri, Hidrolândia, Goiânia, Anápolis, Cristalina, Ceres, Posse e Campos Belos. As UTTs serão responsáveis pela prospecção de demandas e prospecção tecnológica; a disponibilização de bioinsumos; o mapeamento de parcerias estratégicas; a busca ativa por recursos; a formação de recursos humanos; a realização de dias de campos em unidades demonstrativas e ações de empreendedorismo e inovação.

Pelo projeto, várias entregas serão realizadas de 2022 a 2033, dentre elas a ampliação de coleções de micro-organismos de interesse biotecnológico nativos do Cerrado;  a otimização de biofábricas para utilização “on farm”; o treinamento e suporte técnico aos agricultores em todas as etapas do processo; a formação de hubs na cadeia de bioinsumos em Goiás; a implantação de laboratórios de análise e certificação da qualidade de bioinsumos; formação de startups e novas empresas; aumento da produtividade e sanidade das culturas com redução dos custos de produção; controle da qualidade da produção dos bioinsumos segundo a legislação; bioprospecção de agentes de biocontrole com reconhecida adaptabilidade regional; dentre outras.

O CEBIO será coordenado pelo Instituto Federal Goiano, com a participação de diversas instituições pesquisa do Estado de Goiás, como Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Federal de Catalão (UFCat) e Universidade Federal de Goiás (UFG). O CEBIO será responsável pelo desenvolvimento de pesquisas com vistas à prospecção de novos agentes de controle biológico e promoção de crescimento, desenvolvimento de biofertilizantes, desenvolvimento de novos produtos e processos, além do auxílio aos produtores na melhor utilização destes nas propriedades rurais.

 

Diretoria de Comunicação Social

registrado em:
Fim do conteúdo da página