CEAGRE

Palestras destacam importância de Inovações Tecnológicas na Agricultura

Publicado: Terça, 09 de Agosto de 2022, 22h15 | Última atualização em Quinta, 11 de Agosto de 2022, 10h15 | Acessos: 578

Palestras sobre Inovações Tecnológicas na produção agrícola marcaram programação da terça-feira, 9 do I Ceagre Agro Experience.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) realiza o I Ceagre Agro Experience em Rio Verde entre os dias 8 e 11 de agosto na sede do Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (CEAGRE), em Rio Verde. Dentro da programação da terça-feira, destacam-se a realização de palestras com assuntos sobre inovações tecnológicas na agricultura.

Com o tema Imagens e Sensores na Agricultura, a palestra proferida pelo professor da Universidade Estadual de Maringá, (UEM) Marcos Rafael Nani, foi um dos destaques da programação da manhã da terça-feira, 9.

Marcos Rafael Nan encerra a programação da manhã da terça-feira, 8.

Durante sua exposição, Marcos compartilhou pesquisas realizadas por laboratórios da UEM na área de uso de drones na agricultura de precisão e as possibilidades de avanço do uso desta tecnologia para aumentar a produtividade. O pesquisador explicou  em sua fala que é possível afirmar que a produtividade brasileira aumentou vertiginosamente, a partir de 2003, em função do investimento em pesquisa na área. "Notamos, em nossa pesquisas, que a agricultura de precisão, apesar de aumentar produtividade, iniciou nos Estados Unidos como uma forma de se diminuir o impacto ambiental˜, afirma.

Para Marcos, a diminuição deste impacto ambiental também é vital para a sustentabilidade econômica da agricultura no Brasil. ˜Se não passarmos a produzir com este cuidado, poderemos excluir mercados mais exigentes, como o europeu˜, explica.

Palestrantes da tarde da terça-feira ouvem perguntas do público

Programação - No período da tarde da terça-feira, 9, a programação do evento contou com participação de três outros palestrantes.  O Engenheiro Agrônomo Gustavo Scarpari, tratou do tema Uso de drones no Controle Biológico de Pragas", demonstrando o avanço do mercado no controle biológico aliado ä agricultura de precisão com uso de drones.

A segunda palestra foi proferida pelo  Coordenador Geral de Inovação Aberta do Ministério da Agricultura (MAPA), Daniel Trento, que tratou do tema "Bioinsumos e tecnologias para inovação agropecuária."

Finalizando a programação da terça-feira, o Diretor Científico do Ceagre, Leandro Souza, apresentou aos presentes palestra com o tema Ä importância dos dados para o agronegócio˜.

Centro de Excelência em Agricultura Exponencial - O Ceagre nasce da parceria entre o IF Goiano, a Fapeg, o estado de Goiás e a prefeitura de Rio Verde, com o compromisso de desenvolver tecnologias e aplicá-las no campo, otimizando a gestão de safras e agropecuária do pequeno, médio e grande produtor e para toda a cadeia do agronegócio goiano. A Agricultura Exponencial consiste em inovações aplicadas a cadeia do agroonegócio que permitam o crescimento da geracoa de valor em uma curva exponencial. Para isso, usa de meios como a Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things), Big data e outras tecnologias voltadas para a Agricultura 4.0.

Nas palavras de seu diretor-geral, Alan Costa, “o Ceagre é um projeto, ele não é uma unidade administrativa, o que ele oferece para a comunidade depende muito dos campi, especialmente do Campus Rio Verde, pois ele acessa os laboratórios, a equipe administrativa, as diretorias de Pesquisa, de Extensão, de Administração, de Ensino. Por ser um projeto, o Ceagre tem sua atuação ampliada em todo o IF Goiano; acessar os laboratórios, os pesquisadores, os estudantes dos diferentes níveis, isso é fundamental para o sucesso do projeto”.

Clique e acesse o site do evento

Diretoria de Comunicação Social

registrado em: