Começa Forcult - Regional Centro-Oeste

Publicado: Quarta, 17 de Agosto de 2022, 11h45 | Última atualização em Quinta, 25 de Agosto de 2022, 17h24 | Acessos: 754

Políticas Culturais nas Instituições de Ensino Superior é tema da palestra de abertura. Evento segue até quinta-feira, 18.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) sedia a terceira edição do Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (Forcult) – Regional Centro-Oeste. O evento começou na manhã desta quarta-feira, 17, com a palestra “Políticas Culturais nas Instituições de Ensino Superior: a experiência da UFF”, proferida pelo professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Leonardo Guelman. O evento segue até quinta-feira, 18.

Em sua palestra, além de compartilhar a experiência da UFF, Leonardo traçou um panorama atual do cenário cultural nas instituições de ensino superior. “Todo esse espaço de tempo que estamos vivendo é um espaço de resistência e de resiliência”, afirmou. De acordo com o professor, é necessário a retomada de uma ressonância interna e dialógica para que se possa pensar de forma plural espaços programáticos de políticas culturais.

O momento foi mediado pela professora da Universidade Federal de Goiás, Flávia Cruvinel, que também falou sobre a construção do Plano Nacional de Cultura e contextualizou sobre a criação do Forcult. O Fórum é uma entidade de natureza propositiva e consultiva, destinada à articulação entre agentes culturais para promover a reflexão crítica, a orientação e o acompanhamento de políticas culturais e da gestão da cultura nas Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (IPES).

Composto por representações regionais e nacional, o Forcult realiza encontros anuais para a construção de possíveis caminhos para uma gestão cultural universitária pautada pelo reconhecimento do papel cultural das IPES e da transversalidade da cultura nas ações de ensino, pesquisa e extensão, bem como nos diversos campos de conhecimento. Além dos encontros anuais, o FORCULT atua de modo contínuo na forma de Grupos de Trabalho – que discutem e propõem soluções para questões relevantes da gestão cultural universitária – e também por meio das ações e atividades propostas e desenvolvidas pela Coordenação Nacional e pela Diretoria Executiva. Além disso, o evento regional tem como objetivo escutar as demandas da região, suas especificidades e experiências na área da cultura para apresentar no Forcult Nacional que ocorrerá na Unicamp, de 21 a 24 de novembro de 2022.

Confira os endereços das atividades do evento:

17.08.2022 – 14h às 17h – GT Financiamento para Cultura
Endereço do Teams: encurtador.com.br/nBJV5

18.08.2022 – 9h às 12h - Mesa redonda: Pró-Reitores de Extensão do Centro-Oeste
Tema: “A extensão e a promoção da cultura nas Instituições de ensino superior: estratégias na implementação de políticas culturais”.
Endereço do Teams: encurtador.com.br/nERV1

18.08.2022 – 14h às 17h – GT Observatório das Dinâmicas Culturais nas IPES