Acervo

Lançado catálogo on-line de documentos históricos do Campus Urutaí

Publicado: Quinta, 20 de Outubro de 2022, 10h44 | Última atualização em Quarta, 02 de Novembro de 2022, 13h23 | Acessos: 752

imagem sem descrição.

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) em parceria com o Centro de Informação, Documentação e Arquivo (Cidarq) da Universidade Federal de Goiás (UFG) lançam catálogo online que permite acesso documentos produzidos pela antiga Fazenda Modelo Urutaí e pela Escola Agrícola de Urutaí, instituições predecessoras do Campus Urutaí.

A Coleção é denominada “Fontes selecionadas da Fazenda Modelo de Criação de Uruthay e da Escola Agrícola de Urutaí”, reúne 10 documentos textuais, que somam cerca de 1180 páginas e 32 Fotografias, produzidos entre 1920 e 1964. São documentos do arquivo do IF Goiano Campus Urutaí selecionados das fontes reunidas pela servidora Silvia Aparecida Caixeta Issa durante a realização de sua pesquisa de mestrado que produziu a dissertação intitulada “A ESCOLA AGRÍCOLA DE URUTAÍ (1953-1963): singularidades da cultura escolar agrícola” defendida em 2014 junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação do Campus Catalão da UFG, sob orientação da Profª Drª Aparecida Maria Almeida Barros.

Os documentos disponibilizados da Fazenda Modelo de Criação de Uruthay, são atas, termos de venda e arrematação de gado, registro de correspondências. Da Escola Agrícola de Urutaí são documentos que tratam do controle de funcionários, relatório de atividades, recortes do Diário Oficial da União e um manuscrito sobre as terras da Escola.

A organização da coleção foi realizada no âmbito do Comitê Interinstitucional para Preservação e Acesso aos Arquivos Permanentes da UFG e IF Goiano criado a partir do Acordo de Cooperação Técnica SEI Nº 01/2021 celebrado entre a UFG e IF Goiano cujo objetivo é propor o compartilhamento de recursos, tecnologia e conhecimento para promoção do acesso e da preservação de seus arquivos permanentes. O catálogo da coleção é uma ação experimental de compartilhamento de recursos tecnológicos, no caso, o portal mantido pela UFG.

No IF Goiano, a Cooperação é uma proposta da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODI) e está sob coordenação do arquivista Rodolfo Peres Rodrigues. Na UFG, o coordenador do projeto é Flávio Pereira Diniz, do Centro de Informação, Documentação e Arquivo (Cidarq).

Clique e acesse o catálogo da coleção e as cópias digitais de itens da coleção

Diretoria de Comunicação Social

registrado em: