Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Extensão

Diversas atrações nos últimos dias da Semana Nacional de EPT

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 02 de Dezembro de 2022, 12h16 | Última atualização em Quinta, 08 de Dezembro de 2022, 09h18 | Acessos: 715

Instituto leva projetos dos campi Ceres, Rio Verde, Posse e Avançado Hidrolândia para oficinas e mostra tecnológica.

A estudante Fernanda Elen Silva mostra célula animal impressa em 3D
A estudante Fernanda Elen Silva mostra célula animal impressa em 3D

Muita ciência, tecnologia, inovação e integração marcaram a sequência da II Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica em Brasília, evento que iniciou na segunda-feira, 28, e segue até domingo, 4. O evento é gratuito e aberto ao público e o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) participa com diversas atrações.

Nesta quinta-feira, 1, centenas de pessoas participaram das atividades levadas pela Instituição, entre estudantes da Rede Federal de Educação Profissional de todo o país, alunos das redes pública e privada do Distrito Federal e autoridades. Destaque para a visita do secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Tomás Dias Sant’Ana.

Uma das atividades conhecidas pelo gestor foi o Baú da Ciência, laboratório móvel do Campus Ceres que chama a atenção logo na entrada do pavilhão de exposições do Parque da Cidade – local do evento - pelo seu tamanho e imponência. O caminhão traz experimentos das áreas de Robótica, Química, Física e Biologia. Este foi o primeiro evento nacional do projeto desde seu lançamento, em agosto deste ano. Até então, só havia percorrido cidades do entorno do Vale de São Patrício.

O Campus Ceres também levou para o estande do IF Goiano projetos de robótica, como um robô que pedala uma bicicleta programado com sensores para parar quando uma placa vermelha é colocada em sua frente, andar rapidamente quando a placa é a verde e, devagar, com a amarela. A unidade apresentou, ainda, o Meninas Digitais do Cerrado, uma iniciativa para acolher alunas nos cursos de Informática e divulgar grandes feitos da área realizados por mulheres. “Queremos que as meninas se sintam representadas por meio desses exemplos”, explica a professora Thalia Santos de Santana.

O Campus Avançado Hidrolândia também participou do estande apresentado dois projetos de Indicação Geográfica – o polvilho do Cará e a jabuticaba de Hidrolândia. Ambos foram aprovados por meio de chamada pública e passam por processo de reconhecimento junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) para serem reconhecidos como originários das regiões onde são produzidos. A unidade apresentou amostras do polvilho do Cará e de extrato, geleias, licor e tempero produzidos com a fruta.

Outra tecnologia social, ou seja, que contribuem com um arranjo produtivo local, foi levada pelo Campus Posse. Docentes da unidade apresentaram o projeto Feira Digital do Vão do Paranã. Trata-se do desenvolvimento de um aplicativo para facilitar a compra e a venda de produtos oriundos de pequenos produtores rurais dessa microrregião, formada por cerca de 17 municípios do Nordeste goiano. Atualmente, a iniciativa está na fase de capacitação dos produtores em diversas áreas, como empreendedorismo, conservação do Cerrado e informática.

Também fez sucesso a participação do cachorro Eno, do Programa Cão-Guia do Campus Urutaí. Difícil quem passasse pelo local sem perceber sua presença. O projeto é uma ação de promoção dos direitos das pessoas com deficiência e tem o objetivo de formar treinadores e instrutores, bem como fornecer animais para pessoas cegas ou com baixa visão.

A última atração do IF Goiano na II Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica fica em outro espaço da feira, destinado especificamente aos laboratórios makers, que servem para o desenvolvimento de protótipos para fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão. A Estação Lab Maker do Campus Rio Verde levou ao evento duas impressoras 3D, que servem principalmente para produzir materiais didático-pedagógicos para a educação básica e superior.  A estudante do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da unidade Fernanda Elen Silva, 23, explicou como funcionam as impressões e mostrou exemplos de células animais e vegetais que foram impressos com os equipamentos.

Visibilidade e integração - A pró-reitora de Extensão do IF Goiano, Geísa Boaventura, destacou que a participação do IF Goiano no evento agregou na divulgação e prestação de contas sobre o que a Instituição faz em termos de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Também considerou importante a relevância do trabalho em rede que um evento como este proporciona e, ainda, a vivência para a formação dos estudantes. No total foram expostos 26 projetos de oito campi. O II Encontro Nacional de Educação Profissional e Tecnológica é promovido pelo Ministério da Educação e ocorre simultaneamente com a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

 

Acesse fotos do evento

 

Diretoria de Comunicação Social

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página