Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Siass

Novas facilidades na licença por motivos de saúde

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 31 de Janeiro de 2023, 13h15 | Última atualização em Segunda, 06 de Fevereiro de 2023, 11h42 | Acessos: 680

Decreto altera prazos e amplia alternativas para realização de perícias.

Servidores que precisarem solicitar licença por motivo de saúde têm novas facilidades desde o dia 17 de janeiro deste ano. Novo regulamento da Presidência da República amplia alterativas e altera prazos para a realização das perícias médicas.

Por meio do Decreto 11.255, de 9 de novembro de 2022 (link abaixo), a avaliação pericial, antes só presencial, agora também poderá ser feita por análise documental ou videoconferência, a critério do perito. A junta oficial, que exigia a participação de três profissionais, poderá ser formada por dois, mantendo-se a possibilidade de voto de qualidade em caso de empate.

Além dessas novidades, o regulamento altera os prazos de perícia. As licenças de tratamento de saúde do próprio servidor e de seu familiar poderão ser dispensadas de perícia, desde que sejam inferiores a 15 dias corridos.

De acordo com o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass IF Goiano/IFG), as medidas contribuem para o funcionamento das unidades do órgão. “Permitirá  a diminuição do passivo de processos e da sobrecarga de trabalho na unidade”, explica o gestor do Siass, Mário Neto.

O novo decreto modifica o Decreto 7.003, de 9 de novembro de 2009, e ajusta os prazos ao que prevê a Lei nº 8.112/1990. O Siass informa que a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia (SGP/ME) editará, em breve, normativo que estabelecerá as orientações sobre as novas regras aos órgãos e entidades do executivo federal.

Atestados – Além das mudanças na perícia, Neto lembra aos servidores que desde 2021 os atestados devem ser apresentados de forma digital, por meio do Atestado Web. A ferramenta pertence ao Sigepe Mobile, também disponível no Portal do Servidor. Após o envio, o servidor precisa acompanhar o andamento da solicitação.


Saiba mais sobre as mudanças nas perícias

 

Acesse o Decreto no11.255

 

Diretoria de Comunicação Social

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página