Fapeg

Divulgado resultado final de bolsas da Fundação para Mestrado e Doutorado

Publicado: Terça, 28 de Junho de 2016, 18h10 | Última atualização em Quarta, 06 de Julho de 2016, 13h39 | Acessos: 1454

Foram aprovadas 36 propostas de bolsas para pesquisadores dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu do IF Goiano, recomendados pela Capes.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) divulga o resultado final da Chamada Pública nº 03/2016 de concessão de Bolsas de Formação de Mestrado e Doutorado. No total, foram concedidas 384 bolsas, com o objetivo de fomentar a formação de recursos humanos qualificados e fortalecer os Programas de Pós-graduação Stricto Sensu (PPGSS) do Estado de Goiás recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Com 36 propostas, Instituto Federal Goiano (IF Goiano) é a segunda instituição federal de ensino com mais projetos aprovados - veja resultado abaixo.

O resultado final concede 80 bolsas de Doutorado e 304 de Mestrado Acadêmico, distribuídas a dez instituições sediadas em Goiás. A distribuição é feita de acordo com o número de Programas de Pós-graduação Stricto Sensu (PPGSS) de cada instituição, sendo que cada PPGSS poderia indicar até 4 bolsistas, quando oferecer apenas mestrado; ou 2 bolsistas, quando oferecer apenas doutorado; ou, ainda, 2 bolsistas de mestrado e 2 de doutorado ou 3 de doutorado e 1 de mestrado, quando oferecer ambas as modalidades.

A instituição com maior número de Programas de Pós-graduação Stricto Sensu (PPGSS) e, consequentemente, com maior número de contemplados a receber as bolsas é a Universidade Federal de Goiás (UFG), com 195 propostas aprovadas. Em segundo lugar está a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), com 44 bolsas; seguida pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), com 37 bolsas; Instituto Federal Goiano (IF Goiano), com 36 propostas aprovadas; UFG Catalão, com 33; UFG Jataí, com 16; Instituto Federal de Goiás (IFG), com 08; Faculdades Alves Faria (Alfa), também com 08; UniEvangélica, com 04 bolsas; e Universidade de Rio Verde (UniRV), com 03 propostas.

Os recursos financeiros para a concessão de bolsas desta Chamada foram definidos na Programação Orçamentária e Financeira de 2016 da Fapeg e são oriundos dos Recursos do Tesouro Estadual. A bolsa de mestrado será concedida pelo prazo de 12 meses, no valor de R$ 1.350, podendo ser renovada de ofício pelo prazo máximo de até 12 meses. Já a bolsa de doutorado, no valor de R$ 2 mil, será concedida pelo prazo de 12 meses, podendo ser renovada de ofício pelo prazo máximo de até 36 meses. A renovação ou manutenção da bolsa dependerá do desempenho acadêmico por parte do bolsista.

Procedimentos - Os pesquisadores aprovados na Chamada Pública nº 03/2016 receberão nos próximos dias um e-mail da Gerência de Programas e Projetos da Fapeg com o Termo de Concessão e Aceitação de Bolsa e o Plano de Trabalho, juntamente com as orientações para o procedimento de entrega de documentação. O prazo para a entrega dos documentos no Protocolo da Fapeg termina no dia 15 de julho de 2016.

Clique e veja o resultado final

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Fapeg.

registrado em: