Siass

Curso promove capacitação de motoristas

Publicado: Terça, 05 de Julho de 2016, 13h05 | Última atualização em Terça, 26 de Julho de 2016, 08h41 | Acessos: 1703

Objetivo foi conscientizar os profissionais e orientar sobre condutas e posturas éticas no ambiente de trabalho.

Psicóloga apresentou aos motoristas dez passos para o sucesso no trabalho

Motoristas servidores e terceirizados que atuam na Reitoria e nos campi participaram na terça-feira, 7, de capacitação voltada para a melhoria do desempenho profissional. O curso foi realizado  no auditório da Reitoria, em Goiânia, sob a organização do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass IFGoiano/Goiás).

A capacitação teve dois momentos, um ministrado pelo agente do Departamento de Educação para o Trânsito  da Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade (SMT) de Goiânia, André Siqueira, e e outro pela psicóloga da Coordenação de Assistência ao Servidor (CAS) do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), Rose Helen Shimabuku.

Por meio de dados, vídeos educativos e explanações, o agente da SMT esclareceu que mais do que ensinar, seu objetivo era promover a reflexão dos participantes. "Cometer uma infração é sinal de que você desrespeitou a lei, seja por desconhecimento ou por assumir o risco", lembra. "Mas na maioria dos casos o infrator sabe muito bem o que está fazendo", complementa.

André destacou que a principal peculiaridade do trânsito de Goiânia é a quantidade de veículos - a frota mais que dobrou nos últimos dez anos. E como o número de agentes não é suficiente para a fiscalização, é a conscientização que faz a diferença para prevenir acidentes e multas.

Em complemento à contribuição do agente da SMT, Rose trouxe aos presentes os "Dez passos para o sucesso no trabalho" - condutas e posturas que, aplicadas à realidade dos motoristas, são relevantes para a carreira e que podem ser levadas para a vida pessoal.

Entre os pontos para se ter cuidado estão a apresentação pessoal  (vestimenta adequada, higiene, postura, modo como fala), boa comunicação, conhecimento sobre a área de atuação, transmitir confiança e credibilidade. "Ao pedir licença para o passageiro e parar o carro para fazer uma ligação urgente, além de evitar uma infração você está transmite uma imagem positiva a quem está transportando", exemplifica.

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em: