Estudante do Campus Urutaí ganha bolsa de estudos no Canadá

Publicado: Terça, 12 de Julho de 2016, 11h11 | Última atualização em Terça, 26 de Julho de 2016, 08h42 | Acessos: 2056

Graciele Damasceno está entre os dez alunos da Rede Federal selecionados em todo o país.

Graciele aperfeiçoou suas habilidades por meio do curso My English Online, oferecido pelo MEC e Capes. Foto: acervo pessoal

A estudante de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Graciele da Silva Damasceno, 18, do Campus Urutaí do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), foi contemplada com uma bolsa de estudos no Canadá. Ela está entre os dez selecionados em todo o país no programa CICan Scholarships for Brasilian IF Studants.

A bolsa consta de curso de inglês, dois semestres acadêmicos e um estágio/inserção na área de estudo ou projeto de pesquisa. Ao todo serão 16 meses de intercâmbio em instituições canadenses, no período de setembro deste ano a dezembro de 2017. Além de subsídio mensal e seguro-saúde, a bolsa cobrirá testes de idiomas, mensalidades e viagem.

A iniciativa faz parte de um convênio entre o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o Colleges and Institutes Canada (CICan). Nos próximos dias, o CICan entrará em contato com os selecionados para esclarecer dúvidas e informar as instituições de destino.

Natural de Cristalina (GO), Graciele conta que sempre teve facilidade com a língua inglesa, mas aperfeiçoou suas habilidades por meio do curso My English Online, oferecido pelo Ministério da Educação (MEC) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para quem nunca saiu do país, Graciele está, obviamente, cheia de expectativas. "Estou muito feliz, conhecer novas pessoas e viver novas experiências será incrível", comemora.

A indicação da estudante como candidata do IF Goiano para concorrer à bolsa só foi possível porque Graciele conseguiu obter pontuação suficiente no exame Toefl ITP, realizado no dia 7 de junho na Reitoria. O teste avalia, dentro de um parâmetro internacional, as habilidades dos candidatos nas áreas de compreensão auditiva, estrutura e expressão escrita e habilidade de leitura em inglês.

Para a coordenadora de assuntos internacionais do IF Goiano, Mariana Tsukahara, a qualificação de Graciele mostra que é possível alunos da Instituição conquistarem oportunidades com o Toefl. "É um teste difícil porque requer conhecimento intermediário da língua inglesa. E como ele vale por dois anos, é importante que os alunos estudem e se submetam para aproveitar novas oportunidades quando elas surgirem", explica.

Confira a lista dos selecionados

Acesse a chamada pública

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos