Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Evento

Pesquisas sobre correção no solo, plantas, manejo e conservação de água são destaques no 15 ENPDP

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 08h25 | Última atualização em Sábado, 24 de Setembro de 2016, 10h08 | Acessos: 1274

Evento ocorre entre 20 e 22 de setembro no Campus Samambaia da UFG. 

Inicia nesta semana a 15ª edição do Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha – 15 ENPDP. O evento será realizado no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG) - Campus Samambaia, , entre 20 e 22 de setembro, e reunirá profissionais do Brasil e do exterior, das mais diversas áreas da agropecuária, além de representantes, consultores e empreendedores agrícolas de institucionais públicas e privadas do país.

Durante o encontro serão abordados pelos pesquisadores, técnicos e consultores ambientais e agricultores do agronegócio do país temas distintos, que buscam diferentes maneiras que podem melhorar a vida do homem do campo e a produção agropecuária brasileira.  

O engenheiro agrônomo e pesquisador da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP) Godofredo Cessar Vitti destacará aos participantes aspectos relacionados à correção de perfil do solo; as ações são importantes, pois além de melhorar a rentabilidade para o agricultor e diminuir o déficit hídrico na propriedade, essas práticas aumentam a eficiência da adubação mineral, equilibrando a relação benefício/custo.

As mudanças climáticas, especialmente a ocorrência de eventos extremos de precipitação e períodos de estiagem, impõem à agricultura a necessidade da adaptação. O aproveitamento do manejo para a maximização da capacidade de armazenamento de água no solo e o disciplinamento do excesso de água para fora das lavouras, são princípios fundamentais da conservação do solo. Esta será uma das orientações que o pesquisador da Universidade Santa Maria, Jean Minella, doutor em recursos hídricos dará aos produtores participantes do encontro.

Com relação a plantas de cobertura no cerrado brasileiro, o pesquisador Alexandre Cunha Ferreira, da Embrapa Arroz e Feijão, considera uma boa opção em segunda safra, como estratégia para a diversificação do sistema produtivo e produção de palha, visando o sistema de semeadura direta. "As plantas de cobertura não podem ser consideradas apenas como mais um custo do sistema produtivo, mas sim como investimento para as futuras culturas em sucessão e rotação. Além de economicamente rentáveis, algumas espécies podem contribuir para a melhoria dos sistemas de produção da propriedade", observa o pesquisador.

Estas são algumas das palestras e práticas a serem apresentadas no 15 ENPDP. O plantio direto é uma técnica de manejo de solo com o mínimo impacto de máquinas agrícolas, como tratores e arados. Nessa prática, os agricultores conseguem proteger o solo das ações do sol e da chuva, preservando a matéria orgânica e reduzindo a erosão.

Para mais informações, acesse: http://www.15enpdp.com.br/

Coordenação-geral de Comunicação Social e Eventos

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página