ceict

Estudantes participam de oficinas e minicursos

Publicado: Sexta, 23 de Setembro de 2016, 15h12 | Última atualização em Segunda, 03 de Outubro de 2016, 17h47 | Acessos: 1047

Ao longo dos dois dias de evento, serão ministrados 26 minicursos e oficinas. Os alunos apresentam ainda seus trabalhos de iniciação científica. São 381 trabalhos inscritos.

O segundo dia do V Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica começou com a realização de oficinas e minicursos sobre os mais diversos temas. As atividades aconteceram no período matutino e vespertino, na sede e na fazenda escola do Campus Iporá. Até o final do evento, serão promovidas 27 atividades, entre minicursos e oficinas.

Abordando um tema transversal a todas as áreas de pesquisa, o destaque é para o minicurso de Redação Científica, ministrado pelo professor do Campus Iporá, Leonardo Castro. O professor exaltou a importância da clareza, precisão e utilização do português formal, de modo a não deixar dúvidas em relação à interpretação de um texto científico. "A escrita deve ser formal pela necessidade de ser mais exata e ter precisão", afirma. Outro ponto abordado refere-se à redação. Segundo o professor, deve-se evitar o excesso de verbalismos, a prolixidade e a adjetivação. Leonardo ressalta também a necessidade de não usar argumentos emotivos e frases feitas, bem como terminologias técnicas em excesso.

Boas práticas de produção também foi outro tema tratado durante os minicursos e oficinas do evento. A atividade, sob responsabilidade da professora do Campus Iporá, Jaqueline Rezende, mostrou a importância de cuidados para evitar a contaminação durante o processo de produção de alimentos. "A pele, por exemplo, pode apresentar 62.500 bactérias por cm2 e estou falando de uma pele higienizada", conta.

Apresentação de trabalhos - Ao longo do evento, alunos de iniciação científica estão apresentando seus trabalhos de pesquisa. Estão previstas 381 apresentações, sendo 66 na forma oral e 315 em formato de pôster. As apresentações orais acontecem de forma concomitante com minicursos e oficinas, na sede do Campus Iporá, enquanto os pôsteres estão sendo apresentados no Espaço Verde, no final das tardes dos dias 22 e 23. A maioria dos trabalhos é da Área de Ciências Agrárias.

Coordenação-Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em: