Atividades da Bioprospectar e Inova Cerrado vão até quarta, 05

Publicado: Segunda, 03 de Outubro de 2016, 13h27 | Última atualização em Terça, 11 de Outubro de 2016, 10h08 | Acessos: 1431

Professora Vanderlan Bolzani do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista falou sobre Bioprospecção: Ciência a Inovação Tecnológica na conferência de abertura.

imagem sem descrição.

A professora destacou a importância de investimentos na área de tecnologia, pesquisa e inovação e criticou a falta de políticas de financiamento do ensino em todos os níveis, do básico aos programas de pós-graduação. Segundo ela, a valorização do setor de pesquisas e inovações colocará o Brasil como produtor de tecnologias sustentáveis deixando de ser apenas produtor de commodities.

Presentes na cerimônia de abertura do evento, o reitor do IF Goiano, professor Vicente Pereira de Almeida e o pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação, professor Fabiano Guimarães. O diretor-geral do Campus Rio Verde, professor Anísio Correa da Rocha, anfitrião do evento, estava acompanhado do diretor de extensão, professor José Wéselli de Sá Andrade e diretor de pesquisa e pós-graduação, professor Alan Carlos Costa.

Professor Anísio falou da importância do evento, que é uma forma de divulgação dos trabalhos realizados dentro da instituição. Para o diretor, a visibilidade favorece parcerias com governos municipal, estadual e federal. São mais de 250 congressistas participando, com cerca de 70 trabalhos submetidos. A instituição está recebendo pesquisadores da UNESP, IFPR, UFMT, UFSC, UEL, UFG. UFPEL, Cenargen/EMPRAPA.

O Núcleo de Artes, Ciência  e Cultura do IF Goiano promoveu uma apresentação musical durante a cerimônia de abertura com a participação da professora do campus Aline Gobbi, Gregório Marques e Osvaldo Santos.

O evento - A quinta edição do Bioprospectar tem como tema: “Sustentabilidade na geração de serviços e processos no Centro-Oeste”. O evento visa discutir  experiências em pesquisa e propicia o acesso a informações recentes sobre o potencial de moléculas com propriedades bioativas. Simultaneamente ao Bioprospectar, o Campus Rio Verde também promove o 1º Encontro de Inovação em Plantas Nativas – 1º INOVA Cerrado, com o tema “Utilização de processos biotecnológicos na produção de alimentos”. O objetivo é promover debates sobre métodos pós-colheita e processamento de frutos nativos do Cerrado.

Estão coordenando os trabalhos os professores Paulo Sérgio Pereira e Mariana Buranelo Egea, ambos do Campus Rio Verde do IF Goiano.

O V Bioprospectar e o 1º INOVA Cerrado abordarão temas de relevância científica para os profissionais, pesquisadores e estudantes envolvidos em pesquisas e atuantes na iniciativa privada, de forma a contribuir com a divulgação de resultados e a atualização profissional. O evento vai até dia 05.

Acesse o site do evento e confira a programação compelta

Assessoria de Comunicação Social - Campus Rio Verde

Colaborou: Matheus Guerreiro