Alunos do IF Goiano apresentam pesquisas em evento internacional

Publicado: Sexta, 18 de Novembro de 2016, 17h24 | Última atualização em Segunda, 21 de Novembro de 2016, 14h49 | Acessos: 1829

Estudantes dos cursos de licenciatura em Biologia e em Química, do Campus Urutaí participam de encontro internacional sobre ensino em Portugal.

Com o objetivo de discutir questões relacionadas ao ensino das ciências, alunos dos cursos de licenciatura em Biologia e em Química do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí participaram do Encontro Internacional sobre Ensino de Ciências, A Voz dos Professores de Ciência e Tecnologia (C&T). O evento foi realizado em Portugal, nos dias 11 e 12 de novembro.

Na ocasião, os estudantes puderam expor suas pesquisas sobre inter-relações da educação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e de questões sociocientíficas com os ensinos de Biologia e de Química. Os trabalhos abordaram também a importância da utilização de jogos didáticos no ensino de conceitos de biologia, desenvolvido no contexto do Pibid.

Os alunos reconhecem a importância de participarem de um evento internacional e fora do país. “Foi muito proveitoso o encontro e ficamos felizes em contribuir com o nosso conhecimento, além de poder trocar experiências”, contam Renan Renan Bernard Caetano e Ludymilla Nunes Coelho, que apresentaram os trabalhos “Medidas experimentais do pH de refrigerantes: discussões de questões sociocientíficas no ensino de Química” e “Jogos no ensino de Biologia: uma proposta lúdica na discussão conceitual da divisão celular”, respectivamente.

Já Amanda Brena Barbosa, que apresentou o trabalho “Potenciais aspectos sociocientíficos em itens de Biologia do Enem”, destacou a importância das contribuições acadêmicas que recebeu. “Todas as discussões me fizeram repensar as nossas ações investigativas, sinalizando possibilidades e outras formas ainda não trabalhadas por nós”, avaliou a estudante.

Orientador de dois dos três trabalhos apresentados, professor Marcos Fernandes Sobrinho explica que os trabalhos investigam aspectos relacionados à educação e ao ensino de Ciências, resultando em reflexões e discussões sobre questões sociocientíficas, aprendizagem de conceitos científicos e ludicidade.

De acordo com o professor, os estudantes envolvidos sempre foram atuantes e interessados nas atividades acadêmicas e de pesquisa. “Sentimos orgulho em ver nossos alunos desenvolvendo habilidades como comunicação oral, exposição e discussão de ideias, servindo muitas vezes de exemplo e motivação a outros estudantes”, completa.

Coordenação-Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em: