Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
evento

Alunos do IF Goiano apresentam pesquisas em evento internacional

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Sexta, 18 de Novembro de 2016, 17h24 | Última atualização em Segunda, 21 de Novembro de 2016, 14h49 | Acessos: 1829

Estudantes dos cursos de licenciatura em Biologia e em Química, do Campus Urutaí participam de encontro internacional sobre ensino em Portugal.

Com o objetivo de discutir questões relacionadas ao ensino das ciências, alunos dos cursos de licenciatura em Biologia e em Química do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí participaram do Encontro Internacional sobre Ensino de Ciências, A Voz dos Professores de Ciência e Tecnologia (C&T). O evento foi realizado em Portugal, nos dias 11 e 12 de novembro.

Na ocasião, os estudantes puderam expor suas pesquisas sobre inter-relações da educação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e de questões sociocientíficas com os ensinos de Biologia e de Química. Os trabalhos abordaram também a importância da utilização de jogos didáticos no ensino de conceitos de biologia, desenvolvido no contexto do Pibid.

Os alunos reconhecem a importância de participarem de um evento internacional e fora do país. “Foi muito proveitoso o encontro e ficamos felizes em contribuir com o nosso conhecimento, além de poder trocar experiências”, contam Renan Renan Bernard Caetano e Ludymilla Nunes Coelho, que apresentaram os trabalhos “Medidas experimentais do pH de refrigerantes: discussões de questões sociocientíficas no ensino de Química” e “Jogos no ensino de Biologia: uma proposta lúdica na discussão conceitual da divisão celular”, respectivamente.

Já Amanda Brena Barbosa, que apresentou o trabalho “Potenciais aspectos sociocientíficos em itens de Biologia do Enem”, destacou a importância das contribuições acadêmicas que recebeu. “Todas as discussões me fizeram repensar as nossas ações investigativas, sinalizando possibilidades e outras formas ainda não trabalhadas por nós”, avaliou a estudante.

Orientador de dois dos três trabalhos apresentados, professor Marcos Fernandes Sobrinho explica que os trabalhos investigam aspectos relacionados à educação e ao ensino de Ciências, resultando em reflexões e discussões sobre questões sociocientíficas, aprendizagem de conceitos científicos e ludicidade.

De acordo com o professor, os estudantes envolvidos sempre foram atuantes e interessados nas atividades acadêmicas e de pesquisa. “Sentimos orgulho em ver nossos alunos desenvolvendo habilidades como comunicação oral, exposição e discussão de ideias, servindo muitas vezes de exemplo e motivação a outros estudantes”, completa.


Coordenação-Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em:
Fim do conteúdo da página