Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

GTranslate

    pt    en    fr    es
Início do conteúdo da página
Ciberataque

DGTI restabelece sistemas do IF Goiano

0
0
0
s2sdefault
Publicado: Segunda, 15 de Mai de 2017, 15h32 | Última atualização em Terça, 16 de Mai de 2017, 15h10 | Acessos: 1586

Ação preventiva em virtude do ataque global de vírus deixou Q-Acadêmico, Pergamum e Suap indisponíveis .

Em virtude do ciberataque global ocorrido no último final de semana a pelo menos 74 países, inclusive o Brasil, a Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI) informa que desligou todas as máquinas servidoras cujo sistema operacional são o Windows. Por este motivo, os sistemas Q-Acadêmico, Pergamum e Suap ficaram indisponíveis entre os dias 12 e 14 de maio.

Após a realização de alguns procedimentos de segurança publicados pelo Gabinete de Segurança Institucional, ligado à Presidência da República, a partir de segunda-feira, 15, os sistemas estão sendo restabelecidos. A DGTI orienta os usuários do Windows a manter o sistema operacional sempre atualizado, preferencialmente habilitando as atualizações automáticas.

"Como regra geral, pedimos que os servidores tenham o hábito de realizar backup dos seus arquivos, além de não abrir anexos de mensagens duvidosas", ressalta o diretor-geral de Tecnologia da Informação do IF Goiano, Rodrigo Santana.

Ataque - O WannaCry, responsável pelos ataques em massa do fim de semana, é uma modalidade de vírus que criptografa arquivos, impossibilitando seu acesso. Para permitir a descriptografia e liberação do acesso aos documentos do computador infectado, os autores exigiam pagamento em bitcoins (moedas virtuais) equivalentes a US$ 300 (R$ 940). 

Algumas dicas importantes:

1. Verifique o remetente da mensagem antes de clicar em qualquer link ou abrir arquivos anexados. Não abra o e-mail se você não conhece quem enviou. Dica para verificar a autenticidade de um link, cole o endereço no site http://global.sitesafety.trendmicro.com.
2. Evite utilizar seu pen drive em diversos computadores, pois ele pode ser infectado e espalhar vírus para os demais equipamentos.

3. Bancos nunca mandam faturas ou solicitam dados pessoais por e-mail. Na dúvida entra em contato com o Banco/Fornecedor e delete a mensagem

 

Coordenação-Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em:
Fim do conteúdo da página