Agro Centro-Oeste Familiar

Irrigação e armazenagem de grãos são temas de cursos

Publicado: Quinta, 08 de Junho de 2017, 17h40 | Última atualização em Terça, 13 de Junho de 2017, 15h45 | Acessos: 1344

Objetivo das aulas é apresentar técnicas acessíveis e de baixo custo ao produtor familiar.

Com o intuito de apresentar técnicas viáveis à realidade do produtor familiar, o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) promove minicursos sobre irrigação e armazenagem de grãos. Aulas fazem parte da programação da Feira Agro Centro-Oeste Familiar 2017, que está sendo realizada no Campus II, da Universidade Federal de Goiás (UFG), até sábado, 10.

Desde quarta-feira,7, o professor do Campus Ceres, Aurélio Ludovico Martinez, tem ministrado o curso Montagem de acionador automático de irrigação de baixo custo. O professor explica que o objetivo é mostrar como se monta um sistema de irrigação destinado a pequenas plantações por meio de instrumentos de fácil acesso. "Espero que seja reproduzido onde eles (participantes) queiram aplicar", comenta.

O curso é desenvolvido de maneira prática e, na avaliação do professor, os participantes tem se demonstrado bastante interessados e participativos. Para o aluno do curso de Agronomia da UFG e ex-aluno do Aurélio no IF Goiano - Campus Ceres, Denner Robert Faria, sistemas de irrigação como o apresentado tornam-se acessíveis ao pequeno produtor por não demandar elevada quantidade de mão-de-obra.

Já as alunas, também do curso de Agronomia da UFG, Priscila Ferreira e Aliny Heloísa Alcantra, destacam a importância de se mostrar técnicas possíveis ao agricultor familiar, uma vez que a maioria das tecnologias são voltadas para as grandes produções. Os alunos ressaltam que a oportunidade permitiu visualizar na prática o que se aprende na teoria em sala de aula. O curso segue até sexta-feira, 9.

Com o tema Técnicas de Armazenagem de grãos para agricultura familiar, o professor do Campus Ceres, Renato Rodovalho, apresentou práticas de baixo custo e equipamentos que o próprio produtor pode desenvolver para agregar valor ao seu produto. De acordo com o professor, as técnicas apresentadas no curso possibilitam ao agricultor oferecer ao mercado um produto de melhor qualidade a um preço reduzido. "O produtor vai poder decidir para quem e em qual período vai vender", explica.

O minicurso foi ministrado na tarde da quinta-feira, 9, e contou com a presença de cerca de 70 pessoas, entre produtores, professores e estudantes de diversas instituições do Estado. Na avaliação de Renato, a aula foi bem aproveitada e os envolvidos se mostraram bastante participativos.

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos

registrado em: