Pedagogia do IF Goiano é reconhecido pelo MEC com nota máxima

Publicado: Quarta, 21 de Junho de 2017, 12h18 | Última atualização em Sexta, 23 de Junho de 2017, 12h46 | Acessos: 1266

O curso, que é ministrado no Campus Morrinhos, é o primeiro da Instituição ofertado nesta área.

O curso de Licenciatura em Pedagogia do IF Goiano - Campus Morrinhos recebeu conceito 5 no processo de reconhecimento junto ao Ministério da Educação (MEC). A nota máxima, em uma escala de avaliação que varia de 1 a 5, é inédita em todo IF Goiano e significa que o curso está em total conformidade com as exigências do MEC. Durante o processo de reconhecimento de um curso, o mesmo é avaliado na intenção de aprimorar seu conceito até atingir a nota máxima.

Para o reitor do IF Goiano, Vicente Pereira de Almeida, esse conceito 5 reflete o empenho e dedicação de toda equipe de trabalho envolvida com o curso, mostrando o comprometimento da Instituição com a qualidade do ensino ofertado, uma vez que este curso de Pedagogia é o primeiro ofertado nessa área. "Essa conquista é resultado da capacitação docente e investimento em infraestrutura e vem para coroar o esforço conjunto do Campus Morrinhos e Pró-Reitoria de Ensino, mostrando que estamos no caminho certo", declara.

O Diretor-Geral do Campus Morrinhos, Gilberto Silvério da Silva, reforça que esse reconhecimento é fruto do esforço de toda uma comunidade de servidores e discentes e ressalta que a proposta inicial foi fazer algo diferente, envolvendo os colegas professores que já atuavam nos cursos da unidade e aproveitar a riqueza de laboratórios e a cultura, típica dos institutos, de ter uma atuação nos diferentes níveis de ensino.

Ainda de acordo com o Diretor-Geral,  a ideia era ter um curso de Pedagogia que arriscasse, com sobriedade, no terreno da inovação e possibilitasse uma formação pedagógica mais integrada ao mundo do conhecimento.  "Somos o único curso de Pedagogia no Instituto e um dos poucos na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, com mais de 600 campi. Estamos felizes e acreditamos profundamente em fazer a diferença na formação de professores, principalmente na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental", acrescenta.

No mesmo sentido, o Diretor de Ensino do Campus Morrinhos, Luciano Carlos Ribeiro da Silva, cita que esse reconhecimento projeta o Campus Morrinhos como primeiro e único curso superior do IF Goiano a atingir nota máxima e representa o desfecho da decisão ousada de implantar um curso de Pedagogia em um Instituto Federal. "Essa nota é resultado do constante trabalho da equipe e da dedicação dos alunos da Pedagogia, bem como do esforço conjunto de todos os setores do Campus Morrinhos para a consolidação do curso durante esses anos de funcionamento", opina Luciano.

A Coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia da unidade, Thelma Maria de Moura Bergamo, avalia a nota 5 como extremamente significativa, comprovando que o curso atende às diretrizes estabelecidas pelo MEC como um curso de graduação de excelência. "O conceito 5 implica em uma maior credibilidade e força do nosso curso no IF Goiano e na comunidade regional do Campus Morrinhos, trazendo mais  visibilidade e mais alunos para o curso e para a instituição. Além disso, fortalece também os cursos de Licenciatura em geral", conta.

A solicitação do processo de reconhecimento foi feita no segundo semestre de 2016. Neste mês de maio aconteceu a visita in loco dos avaliadores indicados pelo MEC.

Esse é o sexto curso superior do Campus Morrinhos reconhecido pelo MEC. Os demais são Tecnologia em Sistemas para Internet, Licenciatura em Química, Bacharelado em Agronomia, Tecnologia em Alimentos e Bacharelado em Zootecnia, que obtiveram conceito 4.

Assessoria de Comunicação Social - Campus Morrinhos

registrado em: