OBMEP 2017

IF Goiano recebe menções honrosas na competição

Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2017, 15h44 | Última atualização em Sexta, 12 de Janeiro de 2018, 12h37 | Acessos: 1131

Alunos das unidades de Ceres, Campos Belos, Iporá, Morrinhos, Trindade, Ipameri e Hidrolândia se destacam no evento.

Representado por sete das suas 12 unidades, Instituto Federal Goiano (IF Goiano) se destacou na fase final da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Dentre os 941 mil candidatos classificados, 21 alunos da Instituição receberam mensões honrosas por suas participações (veja lista abaixo).

A 13ª edição da OBMEP bateu novo recorde de escolas (53.231), de 99,6% dos municípios brasileiros. Dos 18,2 milhões de estudantes inscritos, 941 mil foram classificados para a segunda fase da competição – 903 mil de escolas públicas e 38 mil de particulares.

Pela primeira vez, o evento contou com participantes de 4.473 colégios particulares. Foram entregues 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.506 de bronze – em decorrência de empate – e 38,6 mil menções honrosas. Os alunos de escolas particulares receberão 76 medalhas de ouro, 227 de prata, 682 de bronze e 5,7 mil menções honrosas.

Aluno do curso técnico em Informática do Campus Campos Belos, Kleysson Gonçalves, participa da OBMEP desde o ensino fundamental. Como aluno do IF Goiano, Kleysson destaca o incentivo dos professores Marcos Tulio Alves de Carvalho e Fabiano Rodrigues de Sousa, por meio do projeto "Treinamento Intensivo para a OBMEP". "Esta menção honrosa me trouxe um sentimento de valorização do meu esforço e dedicação perante o que foi estudado, levando em consideração que a concorrência aumentou com a participação de escolas particulares nesta edição", afirma.

Professores, escolas e secretarias municipais de Educação também concorrem a prêmios, de acordo com o desempenho dos alunos. As cerimônias de premiação da OBMEP serão realizadas em 2018, em data a ser definida.

OBMEP - Destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3ºano do Ensino Médio, a OBMEP é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
A olimpíada integra o calendário de atividades do Biênio da Matemática do Brasil 2017-2018, que tem patrocínio do BNDES e apoio dos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Educação. Criada em 2005 pelo IMPA, a OBMEP tem como metas estimular o estudo da Matemática, revelar talentos – incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas – e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

ALUNOS QUE RECEBERAM MENSÃO HONROSA
Campus Ceres: