JIF

Discutidas medidas para Jogos Nacionais dos IFs

Publicado: Sexta, 23 de Março de 2018, 17h24 | Última atualização em Terça, 27 de Março de 2018, 16h36 | Acessos: 1218

Servidores discutem sobre a participação de estudantes com deficiência nas competições.

Termina na sexta-feira, 23, a primeira reunião da Comissão Organizadora dos Jogos da Rede Federal (Cojif), reunindo gestores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica para deliberarem sobre a etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais deste ano, que ocorrerá em outubro em Fortaleza. O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) está representado pelo professor Iuri Ribeiro, do Campus Trindade.

A reunião teve início na quarta-feira, 21. Durante a manhã, a comitiva, bem cedo, já foi conduzida para conhecer as instalações da Reitoria do Instituto Federal do Ceará (IFCE). A recepção do grupo, após a visitação, foi seguida por um tour guiado ao Memorial Raimundo César Gadelha de Alencar Araripe, localizado na sede do órgão, oportunidade em que puderam conhecer mais da história e das memórias do instituto.

Na abertura da reunião de trabalho, o reitor Virgílio Araripe deu as boas-vindas e falou da satisfação por receber a todos no estado do Ceará. Para o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Roberto Gil de Almeida, a importância dessa reunião se dá para que o grupo de trabalho possa alinhar os encaminhamentos em torno dos jogos, visitando as instalações e trocando experiências importantes relativas à programação e execução das ações.

Além disso, Roberto Gil acrescentou o interesse surgido entre os membros da comissão por trabalhar a inclusão de estudantes com deficiência nas competições. “A ideia é que a gente possa atender a esses alunos também nos jogos, que muitas vezes ficam excluídos em razão de suas limitações. Então, é uma das iniciativas que queremos inovar para este ano, inicialmente através da natação e do atletismo”, disse.

O chefe do Departamento de Educação Física e Esporte do IFCE, Kleber Ribeiro, também membro da Cojif, ressalta a importância da iniciativa. “Esse evento vem se consolidando por diversos motivos: primeiro, pelo reconhecimento do esporte como fundamental para a educação e a formação humana. Além disso, porque promove uma ampliação da cultura do estudante, permitindo conhecer outros estados e interagir com diversas pessoas. É um impacto cultural significativo”, reforçou Kleber.

O IF Goiano sediará a etapa Centro-Oeste dos JIF 2018, que está prevista para ser realizada em Goiânia. Já a etapa institucional será promovida no Campus Ceres.

Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos, com Deborah Sampaio - Reitoria do IFCE (adaptada).

registrado em: